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LARANJA

por Fernando Ramos, em 28.02.14

Benefícios da laranja

 (Nutricionista)

A laranja é uma fruta cítrica que fornece 130% da dose diária recomendada de vitamina C. Além de ser rica em vitamina C, a laranja também tem boas quantidades de ácido fólico, vitamina B6, flavonóides, pectina, fibra alimentar, potássio, cálcio, fósforo, magnésio e cobre.

Os benefícios da laranja podem ser:

  • Controlar a pressão alta, porque é uma fruta rica em sais minerais como potássio;
  • Ajudar a evitar o endurecimento das artérias, diminuindo o risco de doenças do coração e também protegendo as células pela sua riqueza em antioxidantes;
  • Evitar o escorbuto, por conta da presença de vitamina C,
  • Melhorar a prisão de ventre, por ser rica em fibras.

Para se ter todos os benefícios da laranja basta consumir uma laranja por dia. A laranja também pode ser utilizada em diversos pratos culinários, como bolo, mousse, pudim de laranja e até utilizar o suco de laranja em molhos para temperar a carne, deixando-a mais tenra, por exemplo.

Informação nutricional da laranja

Componentes  Quantidade por 100 g 
Energia 42 calorias
Água 86,3 g
Proteínas 1,1 g
Gorduras 0,2 g
Carboidratos 8,9 g
Fibras 1,8 g
Vitamina C 57 mg
Potássio 159 mg

A laranja é utilizada em diferentes preparações culinárias e apesar de um alimento possuir laranja na composição nutricional, os efeitos não serão os mesmos. Isso porque a vitamina C vai se perder se a laranja for aquecida, por isso pode-se observar na tabela abaixo algumas comparações nutricionais de alimentos com laranja.

Componentes por 100 g Suco de laranja Mousse de laranja Bolo de laranja Pudim de laranja Calda de laranja
Energia 41 calorias   327 calorias    
Fibras 0 g   1,2 g    
Vitamina C 41 mg   não encontrado    

 

 

 

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SUMO PARA EMAGRECER

por Fernando Ramos, em 27.02.14

 

Suco emagrecedor

O suco emagrecedor feito de algas e beterraba é um excelente remédio caseiro para quem sofre de obesidade. Para preparar este suco são necessários os seguintes ingredientes: 200 g de algas secas, 1 beterraba, ½ maçã, 4 cenouras e 300 ml de água.

O primeiro passo para preparar este remédio caseiro é descascar todos os ingredientes, retirar as suas sementes e cortá-los em pequenos cubos. Posteriormente adicione-os no liquidificador juntamente com a água e bata bem. Adoce à seu gosto e o suco está pronto para ser bebido.

Neste remédio caseiro a maçã e a cenoura estimulam a digestão, a beterraba melhora a circulação enquanto as algas inibem a fome e estimulam a sensação de saciedade, ou seja, essa é a combinação perfeita para quem quer perder os quilos a mais. Beba pelo menos 1 copo do suco emagrecedor diariamente e aproveite todos os seus benefícios.

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DOR DE ESTOMAGO

por Fernando Ramos, em 27.02.14

 

O que fazer para Dor de Estômago

Para acabar com a dor de estômago, recomenda-se, a princípio, tomar um anti-ácido e evitar alimentos gordurosos.

Os medicamentos para diminuir os sintomas não devem ser utilizados por mais de 2 dias, pois podem mascarar os sintomas de uma doença mais grave como a gastrite ou úlcera, por exemplo.

Se a dor de estômago persistir é aconselhada uma consulta com um médico gastroenterologista, pois pode ser necessário realizar uma endoscopia digestiva para verificar a existência de complicações ou não.

Remédios caseiros para dor de estômago

Alguns exemplos de remédios caseiros para dor de estômago são:

  • Chá de alface
  • Tomar o suco puro da batata crua
  • Suco de couve em jejum
  • Chá de espinheira-santa
  • Chá de aroeira

Como curar a dor de estômago

Para curar a dor de estômago, recomenda-se:

  • Não comer frituras, nem comidas gordurosas
  • Não beber bebidas alcoólicas
  • Não tomar refrigerantes
  • Não comer doces
  • Não fumar
  • Evitar o estresse
  • Fazer atividade física regularmente
  • Dar preferência ao consumo de alimentos leves, como saladas e legumes crus ou cozidos, carnes magras e beber bastante água.

Este novo estilo de vida é mais saudável e diminui a acidez do estômago, que é um dos maiores responsáveis pela úlcera gástrica, já que quando não é devidamente tratada, ela favorece o surgimento do câncer de estômago.

Enquanto o indivíduo estiver com dor de estômago, recomenda-se o repouso, beber água em temperatura ambiente aos poucos e tomar chás quase frios, para evitar piorar a inflamação da mucosa gástrica. Além disso, pode-se tomar algum anti-ácido. Caso não haja melhora dos sintomas, deve-se procurar um médico.

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CAMINHADA - BOA PARA A SAUDE

por Fernando Ramos, em 27.02.14

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O VINAGRE EMAGRECE

por Fernando Ramos, em 26.02.14

 

Vinagre emagrece

O vinagre emagrece porque contém ácido acético que diminui o apetite, acelera o metabolismo e evita picos de insulina no sangue reduzindo o acumulo de gordura.

O vinagre balsâmico emagrece mas o melhor vinagre para emagrecer é o vinagre de maçã porque também tem pectina que é uma fibra solúvel que absorve água e preenche o estômago. O vinagre de maçã emagrece pois diminui a vontade de comer doces e alimentos ricos em sal e gordura.

Como usar o vinagre para emagrecer

Para usar o vinagre para emagrecer deve-se tomar de 1 a 2 colheres (de chá) de vinagre diluídas em 1 copo de água ou de suco light, antes das refeições e ainda, como tempero da salada.

dieta do vinagre não deve ser seguida por pessoas com doenças como gastrite ou úlcera no estômago porque o excesso de vinagre pode provocar irritação gastrointestinal devido à sua acidez.

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GENGIBRE

por Fernando Ramos, em 25.02.14

 

Gostam de Gengibre? Costumam usar na vossa comida ou em chá?

Ele pode ser consumido seco ou fresco!
Tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que derivam de fitoquímicos como fenóis, lecitinas e gingerois. 

Esta especiaria ajuda na prevenção e tratamento de enjoos de movimento, na gravidez ou resultante de quimioterapia. É também um anti-inflamatório útil na osteoartrite e como coadjuvante do tratamento de úlceras do estômago ou duodeno. 

Além disso, ajuda no tratamento de gripes e constipações e desinflamação das cordas vocais. 

Cerca de 2 a 4 gramas por dia (30 minutos antes da viagem para prevenir enjoos) é a dose recomendada. 

Para ter acção respiratória, pode ser usado em rebuçado, misturado com mel. Limitem o seu consumo durante a gravidez!

 

 

 

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AVELÃS

por Fernando Ramos, em 25.02.14

 

A avelã é rica em ferro, fósforo, potássio, ácido fólico, vitaminas do complexo B, ácidos graxos e aminoácidos. 
No entanto, o consumo de cerca de 15 a 20 avelãs pode substituir uma das refeições, por ser muito calórica e rica em proteínas, e por isso não se deve exagerar no consumo!

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FRUTA RECOMENDADAS PARA DIABETES

por Fernando Ramos, em 24.02.14

 

Mamãe, frutas, verduras e legumes devem ser oferecidos diariamente para os pequenos. Dica: deixe-os em lugar visível e de fácil acesso, pois o colorido desperta o apetite das crianças!
Mas cuidado se ela for diabética... veja as frutas que ela pode e que não pode comer em: http://www.tuasaude.com/frutas-recomendadas-para-diabetes/

 

Frutas recomendadas para diabetes

T (Nutricionista)

Saber quais são as frutas mais recomendadas para diabetes é importante para evitar os picos de glicemia, que podem ocorrer ao ingerir frutas ricas em carboidratos, por exemplo.

Frutas permitidas na diabetes

Praticamente todas as frutas são permitidas na diabetes, mas o ideal é comer frutas pobres em carboidratos e sempre com bagaço e casca.

O ideal é comer 2 frutas por dia, de preferência após as refeições, mas também pode-se comer uma fruta no lanche, desde que seja acompanhada de um biscoito para evitar o pico de glicemia. Veja na tabela a quantidade de carboidratos presentes em cada 100 g de fruta:

Fruta  Quantidade de carboidrato
Abacate  6 g
Abacaxi 12,3 g
Banana da terra 33, 7 g
Figo  10,2 g
Goiaba vermelha 13 g
Laranja 9,6 g
Maçã 16,6 g
Manga 16,7 g
Mamão 11,6 g
Melancia 8 g
Pera 16 g
Tangerina 9,6 g
Pêssego enlatado 16,9 g
Uva 13,6 g

Recomenda-se dar preferência ao consumo da fruta natural, evitando o suco de fruta. Isso porque o suco contém mais açúcar da fruta e menos fibras e, por isso, confere menos saciedade e ainda pode aumentar a glicemia.

Frutas que devem ser evitadas na diabetes

Algumas frutas devem ser evitadas ou consumidas com moderação pelos diabéticos, como, por exemplo:

  • Ameixa em calda enlatada 46,9
  • Açaí polpa 21,5g
  • Banana 33,7g
  • Jaca 22,5g
  • Pinha 22,4g
  • Figo enlatado em calda 50,3
  • Goiaba doce em pasta 74,1
  • Tamarindo 72,5

Os diabéticos podem comer frutos secos?

Os diabéticos podem comer frutos secos, desde que o faça com moderação, pois alguns deles possuem um alto teor de carboidratos, como é o caso do:

  • Pinhão cozido (43,9g),
  • Castanha de caju torrada com sal (29,1g) 
  • Amêndoa torrada e salgada (29,5g).
  • Noz crua (18,4g)
  • Castanha-do-Brasil crua (15,1g)
  • Coco Bahia cru (11,0g)
  • Coco Bahia verde cru (9,8g)

O principal problema no consumo de frutos secos pelos diabéticos não está tão relacionado à quantidade de açúcar, mas sim à grande quantidade de gorduras contidas nesses frutos, o que pode trazer outros problemas, como sobrecarga do fígado, aumento nos valores do colesterol, triglicerídios e obesidade, o que não é desejado em pacientes diabéticos.

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SUMO DE BATATA YACON PARA DIABETES

por Fernando Ramos, em 21.02.14

Bom dia  Quer saber como controlar a diabetes e também emagrecer? Confira a dica do Tua Saúde e saiba mais em:http://www.tuasaude.com/suco-de-batata-yacon-para-diabetes/

 

Suco de batata yacon para diabetes

O suco de batata yacon é bom para diabetes porque a batata yacon possui frutooligossacarídeos e inulina que são substâncias que não são digeridas pelo aparelho digestivo, tendo o mesmo efeito das fibras, e por isso podem ser utilizada por pacientes com diabetes para ajudar no controle da glicemia.

Ingredientes

  • 1 copo de água mineral ou de côco
  • 5 a 6 cm de batata yacon crua fatiada

Modo de preparo

Bata os ingredientes no liquidificador, coe e beba a seguir.

A batata yacon além de ajudar a controlar a diabetes também ajuda a emagrecer, por aumentar a saciedade e conter poucas calorias e ainda ajuda a controlar a prisão de ventre.

Este suco de batata yacon pode ser consumido diariamente, mas o médico endocrinologista ou o diabetólogo devem ter o conhecimento de que o paciente está tomando este remédio natural porque ele pode influenciar na glicemia e na eficácia dos remédios da diabetes.

Pode-se encontrar a batata yacon no sacolão, horti fruti ou no supermercado.

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AGUA

por Fernando Ramos, em 20.02.14

 

E hoje, beberam muita ou pouca água??
Seja qual for o vosso objectivo, emagrecer, engordar, ganhar massa muscular...bebam água!
O metabolismo agradece!

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