Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]





BOA ALIMENTAÇÃO

por Fernando Ramos, em 31.03.14

Autoria e outros dados (tags, etc)


O SAL

por Fernando Ramos, em 31.03.14

 

O SAL

 

Sabia que o consumo excessivo de sal contribui para o aparecimento da hipertensão arterial? Cerca de 25 a 30% do sal que ingerimos diariamente é adicionado aos alimentos quando os preparamos na cozinha ou quando nos servimos do saleiro à mesa. Os outros 70 a 75% são adicionados durante o processamento industrial dos alimentos. Por isso, reduza o seu consumo.

Autoria e outros dados (tags, etc)


CAFÉ PROTEGE O CORAÇÃO

por Fernando Ramos, em 31.03.14

 

Beber café protege o coração

 (Cardiologista)

Estudos revelam que beber 4 xícaras de café por dia ajuda a proteger o coração, diminuindo o risco de desenvolver algum tipo de câncer e proteger até de derrames cerebrais.

Estudo foi feito durante 13 anos e avaliou pessoas que tomavam café ou algum tipo de chá frequentemente e pessoas que nunca os bebiam.

O resultado comprovou que pessoas que tomam regularmente café e chás sofrem menos de problemas cardíacos. Mas, se o indivíduo fumar um cigarro e a seguir tomar o café ou beber um chá, estes não terão nenhum benefício.

O ideal é que as pessoas bebam café ou chá com regularidade, mas sem esquecer de praticar atividade física, ter uma dieta equilibrada e não fumar.

Apesar dos benefícios do café, o mesmo deve ser consumido com moderação e deve ser evitado em pessoas portadoras de arritmias cardíacas.

Novos estudos avançam na busca de mais informações sobre os benefícios e malefícios do café.

Referências Bibliográficas

  1. De KONING GANS JM; UITERWAAL CS; VAN DER SCHOUW YT; GROBBEE DE; VERSCHUREN WM; BEULENS JW. Tea and coffee consumption and cardiovascular morbidity and mortality. Acesso em Out. 2011.
  2. REIS jP; LORIA CM; STEFFEN LM; ZHOU X; VAN HORN L; SISCOVICK DS; JACOBS J; CARR JJ.Cofee, decaffeinated coffee, caffeine, and tea consumption in young adulthood and atherosclerosis later in life: the cardia study. Acesso em Out. 2011.
 

Autoria e outros dados (tags, etc)


CHA LUCIA LIMA

por Fernando Ramos, em 30.03.14

 

Gostam de Chá de Lúcia-Lima?
É relaxante, melhora o sono e reduz as enxaquecas.

Antes das refeições, ajuda à digestão, evitando flatulência e cólicas intestinais.
Mas os seus benefícios não ficam por aqui: reduz a pressão arterial, trata infecções urinárias e regula as dismenorreias (menstruações dolorosas).

Preparem uma infusão com folhas secas (1 colher de sopa para 1 chávena) e bebam 2 a 3 vezes por dia.

Autoria e outros dados (tags, etc)


O PODER DAS FRUTAS CITRICAS

por Fernando Ramos, em 30.03.14

Autoria e outros dados (tags, etc)


Cinco alimentos que fazem bem para o coração

por Fernando Ramos, em 28.03.14

 

Vinho está na lista, mas deve ser consumido com moderação

Por Renata Demôro

Para levar uma vida saudável é preciso praticar atividades físicas e equilibrar a dieta. Estudos recentes revelam que escolher o que é colocado no prato pode reduzir o risco de desenvolver doenças do coração. A seguir, saiba o que não pode faltar na sua alimentação para evitar problemas cardiovasculares:


  •  Vinho
    A primeira dica é beber com moderação: “uma taça ao dia é suficiente para obter o que o vinho tem de melhor, mas o suco de uva integral também é benéfico para a saúde coração”, recomenda a médica ortomolecular Anna Bordini. De acordo com a nutróloga Liliane Oppermann, “ a bebida é fonte de resveratrol, um antioxidante que inibe a agregação de plaquetas, prevenindo o surgimento de arteriosclerose e trombose”.

    Vinho sem álcool tem os mesmo benefícios para o coração do que a versão clássica
    Castanhas

    De acordo com Anna Bordini, “nozes, amêndoas e castanha-do-pará são ricas em ômega-3, que atua como um anti-inflamatório natural nos vasos sanguíneos e reduz os triglicérides, prevenindo o desenvolvimento de doenças cardíacas. Fonte de cálcio, magnésio, fósforo, selênio e vitaminas B e E, as oleaginosas também controlam a formação de radicais livres e melhoram o funcionamento da tireoide. Para aproveitar os benefícios, consuma, diariamente, uma castanha-do-pará, duas nozes ou quatro amêndoas”. 

    Entenda a importância de consumir alimentos funcionais
    Azeite extravirgem

    O azeite de oliva extravirgem diminui o colesterol total e eleva as taxas do bom colesterol (HDL) no sangue. “Este alimento é rico em ácidos graxos monoinsaturados, que diminuem a agregação plaquetária e previnem o surgimento de coágulos sanguíneos e placas na parede dos vasos”, diz a ortomolecular Anna Bordini. Para aproveitar tudo que o azeite tem de bom, a médica recomenda o consumo de duas colheres de sopa diárias. 

    Gordura do bem: entenda a importância e faça as pazes com ela
    Peixes de águas geladas

    “Peixes de águas geladas, como salmão, atum, sardinha e truta, são ricos em ômega-3, capaz de controlar a pressão sanguínea e prevenir o desenvolvimento de arteriosclerose, que provoca o endurecimento das artérias”, explica Anna. Para a nutróloga Liliane Oppermann, “se você quer melhorar a concentração do mau colesterol (LDL) no sangue e reduzir a inflamação nos vasos sanguíneos, consuma 100 g destes peixes, no mínimo, duas vezes na semana. Se preferir, você pode consumir 1 g de suplemento de óleo de peixe, todos os dias”.  

    Veja seis alimentos que diminuem o colesterol
    Cebola

    Segundo Anna Bordini, “a cebola tem grande poder anti-inflamatório e bactericida. É rica em vitaminas do complexo B e vitamina C, além de conter flavonoides com propriedades antioxidantes, que protegem a função cardíaca e reduzem o teor de gordura no sangue, minimizando o risco de trombose e aterosclerose”. O ideal é adicionar a cebola a pratos quentes e saladas, completando 100g do alimento por dia. 

    Veja dez alimentos que turbinam a imunidade

Autoria e outros dados (tags, etc)


AS CALORIAS DA FRUTA

por Fernando Ramos, em 28.03.14

 

 

Vamos abusar das frutas Afinal, além dos benefícios para a saúde, estes alimentos possuem poucas calorias!

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


OBESIDADE

por Fernando Ramos, em 27.03.14

Obesidade

O que é:

A obesidade é caracterizada pelo excesso de peso que o indivíduo apresenta, causado pelo acumulo de grandes quantidades de gordura no organismo.

Tipos de obesidade

Existem os seguintes tipos de obesidade:

  • Obesidade leve
  • Obesidade moderada
  • Obesidade grave (mórbida)

Causas da obesidade

As causas da obesidade podem ser:

  • Sedentarismo;
  • Consumo exagerado de alimentos ricos em gordura e em açúcar;
  • Disfunção da glândula tireóide ou outros problemas hormonais;

Problemas emocionais como baixa auto-estima, ansiedade, nervosismo podem aumentar o risco de obesidade e por isso estas situações devem ser tratadas logo que seja identificadas.

Diagnóstico da obesidade

O diagnóstico da obesidade pode ser feito através da realização de um cálculo matemático que analisa o peso que o indivíduo apresenta em relação com a sua altura. A fórmula matemática para calcular a obesidade é: 

O resultado obtido deste cálculo deve ser observado na tabela:

Para crianças e adolescentes, também se utiliza o IMC, observando-se os percentuais para idade e sexo, como critério de adiposidade (quantidade de gordura acumulada).

Tratamento para obesidade

Para o tratamento da obesidade é aconselhado a prática regular de exercícios físicos, dieta hipocalórica orientada por um nutricionista e pode ser necessária a toma de medicamentos para emagrecer, para aumentar o metabolismo e para inibir a fome, receitados pelo endocrinologista. O tempo de tratamento para obesidade é longo, e pode demorar anos para que o indivíduo alcance o peso ideal, e muitas vezes o acompanhamento de um psicólogo é necessário.

Nos casos mais graves, pode-se ainda recorrer a alguns tipos de cirurgia como a cirurgia bariátrica, por exemplo.

Complicações da obesidade

O indivíduo que sofre com a obesidade pode sofrer com as seguintes complicações:

  • Artrose e artrose nas articulações;
  • Hipertensão;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Diabetes tipo 2;
  • Dificuldade respiratória;
  • Gota;
  • Pedra na vesícula e nos rins;
  • Apneia do sono.

Como prevenir a obesidade

Para prevenir a obesidade recomenda-se:

  • Seguir uma dieta pobre em gorduras e em açúcares diariamente;
  • Praticar exercícios físicos de forma regular, pode ser uma caminhada ou corrida, por exemplo.

Fotos da obesidade

Autoria e outros dados (tags, etc)


CASCA DE LIMÃO

por Fernando Ramos, em 26.03.14

 

Não DESPERDICE A CASCA DO LIMÃO


Muitos profissionais em restaurantes, além de nutricionistas estão usando ou consumindo o limão inteiro, em que nada é sperdiçado.
Como você pode usar o limão inteiro sem desperdício?

Simples... Lave bem e coloque o limão na seção do freezer de sua geladeira. Uma vez que o limão esteja congelado, use seu ralador e o limão inteiro (sem necessidade de descascá-lo) e polvilhe-o em cima de seus alimentos.

Polvilhe-o em suas bebidas, vinho, saladas, sorvete, sopa, macarrão, molho de macarrão, arroz, sushi... Todos os alimentos inesperadamente terão um gosto maravilhoso, algo que você talvez nunca tenha provado antes. Provavelmente, você achava que só o suco de limão teria vitamina C.


Bem, saiba que as cascas do limão contêm vitaminas 5 a 10 vezes mais do que o suco de limão propriamente dito. E, sim, isso é o que você vem desperdiçando. Mas de agora em diante, por seguir esse procedimento simples de congelar o limão inteiro e salpicá-lo em cima de seus pratos, você pode consumir todos os nutrientes e obter ainda mais saúde.


As cascas do limão são rejuvenescedoras da saúde na erradicação de elementos tóxicos do corpo.

Os benefícios surpreendentes do limão!

Limão (Citrus) é um produto milagroso para matar células cancerosas. É 10.000 vezes mais forte do que a quimioterapia.

Por que não sabemos nada sobre isso? Porque existem laboratórios interessados em fazer uma versão sintética que lhes trará enormes lucros. Seu sabor é agradável e não produz os efeitos horríveis da quimioterapia. Quantas pessoas morrem enquanto esse segredo é mantido, para não pôr em perigo as grandes corporações multimilionárias?

 

Como sabem, a árvore do limão é conhecida por suas variedades de limões elimas. Você pode comer as frutas de diferentes aneiras: a polpa, suco, preparando bebidas, sorvetes, bolos, etc. A ele é creditado muitas virtudes, mas o mais interessante é o efeito que produz sobre cistos e tumores. Essa planta é uma solução comprovada contra cancros de todos os tipos.

 

Alguns dizem que é muito útil para todas as variantes do cancro. Ele é considerado também como um espectro antimicrobiano contra infecções por bactérias e fungos, eficaz contra parasitas internas e vermes, que regula a pressão de sangue, quando muito alto, e um antidepressivo, combatendo o estresse e distúrbios
nervosos.


A fonte desta informação é fascinante: ela vem de uma das maiores fabricantes de drogas no mundo, diz que, após mais de 20 testes desde 1970, os extratos revelaram que: destrói as células malignas em 12 tipos de cancro, incluindo cólon, mama, próstata, pulmão e pâncreas...

 

Os compostos dessa árvore mostraram-se 10.000 vezes melhores do que o produto Adriamycin, uma droga normalmente utilizada como quimioterápico no mundo, retardando o crescimento das células cancerosas. E o que é ainda mais surpreendente: este tipo de terapia com extrato de limão apenas destrói células de câncer maligno e não afeta as células saudáveis.


Antes tarde do que nunca!

Autoria e outros dados (tags, etc)


CANELA - CONSTIPAÇÕES

por Fernando Ramos, em 25.03.14
Canela em vez de açúcar!
De sabor exótico, esta especiaria pode ser uma excelente aliada na perda de peso. Fornece poucas calorias, equilibra os níveis de glicose no sangue e limita a acumulação nos adipócitos, sob a forma de gordura.
Também é usada para tratar gripes e constipações, indigestões e enfartamentos (2 a 4 gramas em pó, por dia).
Experimentem comer uma maçã assada, polvilhada com canela, antes das refeições para reduzir o apetite. 
No dia a dia, em vez de colocarem açúcar no café, usem um pouco de canela em pó.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Pág. 1/5



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D



Favoritos