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ÁGUA ÀS REFEIÇÕES

por Fernando Ramos, em 08.08.14

 

 

eNetural - Produtos Naturais

BEBER ÁGUA ÀS REFEIÇÕES

A água é isenta de calorias, tendo apenas alguns micronutrientes, pelo que é impossível formar gordura a partir dela. Por isso, não engorda.

Contudo, se beber bastante água (mais de 300 ml) junto com alimentos pode dilatar o estômago, dando a sensação de inchaço.

Isto porque, como os alimentos exigem digestão e permanecem mais tempo no estômago, juntamente com a água formam um grande volume alimentar.

Por outro lado, uma ingestão moderada de água à refeição (entre 200 a 300 ml) tem vantagens, nomeadamente, humedece o bolo alimentar, facilitando a sua passagem ao longo do intestino, logo, combate a obstipação (prisão de ventre), permite formar um bolo alimentar mais volumoso, dando sinal ao nosso cérebro de que estamos saciados com mais facilidade.

Ainda assim, a ingestão maioritária de água deve ser feita fora das refeições para que seja rapidamente absorvida e cumpra realmente uma função de hidratação. Deve, então, ser bebida gradualmente, entre 100 a 200 ml de cada vez (pequenos goles), privilegiando a manhã e diminuindo até à noite, para que durma sem interrupções.

 

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ALIMENTOS QUE MELHORAM A DIGESTÃO

por Fernando Ramos, em 02.08.14

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ABACATE

por Fernando Ramos, em 02.08.14

 

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AGUA - MUDANÇA DE HÁBITOS

por Fernando Ramos, em 02.08.14

AGUA - MUDANÇA DE HÁBITOS

 

 

 (recebi este mail, e por achar importante aqui deixo)

 

Beber água é um hábito  saudável  que deve ser desenvolvido  por todas as pessoas.

 

 

A seguir, reproduziremos um caso relatado pelo Dr. Ícaro Alves Alcântara -  Médico docente da disciplina SEMIOLOGIA do  UNICEUB - Centro Universitário de Brasília.

 

Há cerca de um ano, atendi no HFA uma senhora dos seus "30 anos” com uma ENXAQUECA bastante comum: 

Cefaleia (Dor de Cabeça).

 

A paciente relatava que já  havia passado por otorrinos, oftalmos, neuros,  clínicos gerais e até endocrinologistas,  com as prescrições dos mais diversos  tratamentos e a presunção de várias  hipóteses diagnósticas, sem qualquer melhora.  Entretanto, durante sua consulta, entre várias  perguntas habituais, questionei o quanto de  ÁGUA ela bebia por dia e de que  forma 

(ou seja, com qual periodicidade).

  

A mesma afirmou que bebia pouquíssima água, porque não sentia sede, principalmente à noite.

 

Após várias outras perguntas, suspendi todos os medicamentos  e disse-lhe que ela precisava apenas TOMAR  ÁGUA adequadamente.

Um tanto quanto descrente, ela  voltou para casa. 

 

Após apenas uma semana, retornou  contando que não sentia mais dores de  cabeça, que os seus intestinos funcionavam  melhor e que a sua disposição havia  melhorado.

Milagre?

 

  Não, todos nós sabemos o quanto é importante uma ingestão adequada de água diariamente, mas quase sempre negligenciamos.

  

Todos os organismos vivos apresentam  de 50% a 90% de água em si.

O próprio corpo humano é  constituído em 70% POR ÁGUA que, em  constante movimento, hidrata, lubrifica, aquece, 

transporta nutrientes, elimina toxinas e repõe energia...

 

Preconiza-se o número de 1  copo de 200ml de água por hora enquanto  estiver acordado. Assim sendo, a ingestão  de água deve ser independente da sede,  constante e rigorosa.   

E não adianta deixar para tomar os 2 a 3 litros necessários diariamente de uma só vez.

 

Estudos mostram que o estomago  capacita apenas 12ml/kg/hora, ou seja um adulto não conseguirá  tomar mais de um litro 

de uma só vez sem "passar mal".

  

Se você ainda não se convenceu,  observe:

 

Cabelos - falta de vitalidade;

Couro cabeludo - descamação;

Concentração - distúrbios;

Sono e Memória – com perda da disposição para realização das actividades diárias, em virtude da circulação cerebral por baixa quantidade de água que faz o sangue ficar mais "viscoso" e "grosso" e de circulação mais lenta;

 

Ressecamento dos olhos e tecido  das vias aéreas - que com a baixa de humidade, sofrem lesões com mais facilidade por ficarem mais frágeis, assim tornando-se mais propensos a inflamações e infecções;

 

conjuntivites;

sinusites;

bronquites;

pneumonias;

queda e enfraquecimento dos pêlos;

baixa produção de saliva;

distúrbios no aproveitamento adequado;

 

  lesões da pele - com aparecimento de cravos e espinhas pela não eliminação adequada das toxinas via pele e sua acumulação local;

vitaminas e sais minerais - com excesso em alguns lugares e falta em outros, levando a cãibras, dormências, perdas de força muscular e problemas ósseos dentais;

  

É certo que há água nos alimentos, mesmo nos sólidos, mas a complementação da ingestão diária de água deve ser feita, periodicamente.

Uma forma de se observar  se a quantidade de água é adequada,  é observar a cor da urina, que deve  ser incolor.  Quanto mais forte, pouca  ingestão de água está sendo feita.

Vale lembrar que é sempre  bom evitar bebidas alcoólicas, ou não  alcoólicas, que apesar de serem diuréticas  evitam que se beba a água. 

 

Mais problemas por falta de  água:

 

Respiração dificultada, por vezes  levando à falta de ar, sobretudo nos  exercícios físicos; 

Obstipação e por vezes, sangramento  rectal (devido ás fezes ressecadas, endurecidas  que lesam o tecido intestinal ao moverem-se  em seu interior); Impotência ou disfunções erécteis  ou, no caso das mulheres, sangramentos  vaginais.

 

Evite também, a ingestão de  água pelo menos meia hora antes das  refeições, para não prejudicar a digestão.

 

DEPOIS DE TUDO O QUE LEU AINDA NÃO LHE DEU SEDE??

 

Sabia que ... ?

 

 O mecanismo da sede é tão  débil que com frequência 37%das pessoas confunde-a com fome? 

Uma desidratação imperceptível retardará  o metabolismo emcerca de 3%.

 Um copo de água acalmará a fome durante a noite em cerca de 95% dos casos de dieta de  emagrecimento,

 segundo um estudo realizado na Universidade de Washington.

A falta de água é a   causa nº 1 da fadiga diurna.

Estudos preliminares indicam que  de 8 a 10 copos de

 água por dia, poderão aliviar significativamente as dores

lombares e das articulações em 80% das pessoas com estes problemas.

 

Uma descida de apenas 2%  de água no corpo, pode causar

perda momentânea de memória,  dificultades com os

 cálculos básicos e problemas de focalização da vista

no monitor do computador ou  sobre uma página impressa?

 

Beber 5 copos de água por  dia diminui o risco de cancrodo colon em cerca de 45%  e baixa o risco de cancro

 da mama em cerca de 79% e reduz a metade as probabilidades de desenvolver cancro da bexiga.

 

Está a beber a devida quantidade de água diariamente?

 

Uma descida de apenas 2%  de água no corpo, pode causar perda momentânea de memória,  dificultades com os

 cálculos básicos e problemas de focalização da vista no monitor do computador ou  sobre uma página impressa?

 

Beber 5 copos de água por  dia diminui o risco de cancro do colon em cerca de 45%  e baixa o risco de cancro da mama em cerca de 79% e reduz a metade as probabilidades de desenvolver cancro da bexiga.

 

Está a beber a devida quantidade de água diariamente?

 

 

 

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