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TIROIDE

por Fernando Ramos, em 30.10.15

É um facto, infelizmente, mas o cancro da tiróide é cada vez mais frequente. Desta forma, é importante conhecermos cada vez mais os sintomas, para que possamos estar informados e eventualmente consultar um médico o mais cedo possível.

cancro_da_tiroide_capa

Sinais e sintomas

As hormonas da tiróide são os responsáveis pela regulação do metabolismo e do peso corpóreo, controlando a queima de gordura, geração de energia e de calor. Sendo assim, a alteração nesta hormonas promovem sintomas que se manifestam de diversas formas, entre elas:

  • cansaço, falta de energia
  • extremidades frias e intolerância ao frio
  • dores musculares e/ou articulares
  • depressão
  • ganho de peso
  • memória diminuída, dificuldade de concentração
  • distúrbios menstruais
  • queda de cabelo
  • pele seca, flácida e cabelo fino, quebradiço
  • constipação
  • comprometimentos da fertilidade
  • instabilidade emocional
  • bradicardia
  • aumento do LDL colesterol (mau)
  • aumento de risco cardíaco

 

Caso apresentes estes sintomas, conversa com o teu médico.

Factores que podem causar a disfunção da tiroide

Muito se fala sobre a disfunção da tiroide, mas quase nada se comenta sobre os factores causadores do problema. Sendo assim, fica atento aos seguintes factores:

  • Medicações: barbitúricos, medicações para reduzir o colesterol, drogas antiepiléticas, beta bloqueadores e esteroides;
  • Dominância de estrogénio subjacente: corrigir a parte estrogénica;
  • Metais pesados (intoxicação): algo frequente e mal avaliado;
  • Consumo de soja: a soja inibe a função tiroidiana, portanto deve ser evitada.

Além disso, é preciso ter uma atenção especial ao componente emocional, pois a doença de tiroide é potencializada frequentemente por esse factor.

Pessoas quem têm uma relação desequilibrada com o tempo, ou seja, nunca têm tempo suficiente para nada, ou que correm contra o tempo, acabam por causar exaustão da glândula adrenal, que promove distúrbios de tiróide.

Referências Bibliográficas:
New England Journal of Medicine 2014; 371:1765-1767
Clinics in Geriatric Medicine, May 1995;11(2):231-238.
J Toxicol Environ Health, 2002;65(Part A):649-654
Cleveland Clinic Journal of Medicine, May-June, 1995;62(3):184-192.
New Zealand Medical Journal May 24, 1995, p. 318

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MAÇÃ

por Fernando Ramos, em 29.10.15

 

Bom dia!
Hoje você tem que comer uma deliciosa e suculenta maçã, porque é gostosa e boa para...
‪#‎saúde‬ ‪#‎alimentação‬ ‪#‎maçã‬

 

A maçã ajuda a controlar certas doenças como diabetes, melhora a digestão, contribuindo para um melhor aproveitamento dos nutrientes e é indicada para quem deseja emagrecer, porque é rica em fibras e tem poucas calorias.

Além disso a maçã é rica em antioxidantes, água e vitaminas, e por isso a maçã tem os seguintes benefícios para saúde:

  • Diminuição do colesterol ruim
  • Controle da diabetes porque tem baixo índice glicêmico;
  • Ajuda a emagrecer porque tem poucas e tem água e fibras que diminuem o apetite;
  • Melhora a prisão de ventre porque as fibras solúveis desintoxicam o aparelho digestivo;
  • Aliviar as dores de gastrite e cicatrizar úlceras gástricas pois as fibras formam um gel que protege a mucosa do estômago.

Uma forma fácil de consumir esta fruta é comer a maçã na sua forma natural, adicionar a maçã na salada de frutas ou fazer um suco. Veja uma boa receita em: Suco de maçã para emagrecer.

Como utilizar a maçã para aproveitar seus benefícios

A maçã é uma fruta muito nutritiva que pode ser utilizada de variadas formas:

  1. Maçã cozida ou assada - útil principalmente em caso de problemas gastrointestinais como vômitos ou diarreia
  2. Maçã crua com casca - ajuda a diminuir o apetite pois tem muitas fibras e a regular o intestino
  3. Maçã crua sem casca - indicado para prender o intestino
  4. Suco de maçã - ajuda a hidratar, regular o intestino preso e diminuir o apetite porque tem uma fibra chamada de pectina que fica no estômago mais tempo aumentando a saciedade
  5. Maçã desidratada - ótima para as crianças, pois tem uma textura mais crocante que pode ser usada como substituto da batata frita, por exemplo. Basta colocar a maçã no forno com temperatura baixa, cerca de 20 minutos até ficar crocante
  6. Chá de maçã - melhora a digestão e alivia a prisão de ventre. A casca da maçã também pode ser adicionada em chás menos saborosos como chá de quebra-pedra ou hipericão para dar um sabor mais agradável

Comer 1 maçã por dia no café da manhã, como sobremesa ou nos lanches é um ótima forma de aproveitar todos os seus benefícios, garantindo mais saúde. 1 maçã média tem aproximadamente 130 g e 74 calorias.

Informação nutricional da maçã

Componentes Quantidade em 100 g de maçã com casca
Energia 57 calorias
Proteínas 0,2 g
Gorduras 0,5 g
Carboidrato 13,4 g
Fibras 2,1 g
Vitamina A 4,0 mcg
Vitamina E 0,59 mg
Vitamina C 7,0 mg
Potássio 139 mg

Benefícios da maçã para a pele

Os benefícios da maçã para a pele inclui diminuir as rugas e a flacidez da pele porque a maçã é rica em antioxidantes que vão combater o envelhecimento da pele.

A maçã tem vitamina A, E e C que são antioxidantes e vão ajudar a combater os radicais livres que são formados pelo envelhecimento, poluição e má alimentação. A vitamina C vai também ajudar na produção de colagênio que mantém a rigidez da pele.

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O QUE ACONTECE QUANDO SE DEIXA DE FUMAR

por Fernando Ramos, em 28.10.15

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O QUE ACONTECE QUANDO DEIXA DE FUMAR

por Fernando Ramos, em 28.10.15

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Aconselhamos a todos os fumadores a adoptar uma nova estratégia para deixar o tabaco. Chama-se exercício físico! smile emoticon

Para os fumadores e porque devem deixar de fumar!!!
Partilhem com os vosso amigos!

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5 ESPECIARIAS

por Fernando Ramos, em 27.10.15
 
Já experimentaram trocar o sal por especiarias?
Dá mais sabor à comida e ainda nos proporciona saúde!
 
 

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EMAGRECER - MORANGO E LIMÃO

por Fernando Ramos, em 26.10.15

O morango e o limão diminuem a retenção de líquidos, sendo uma ótima ajuda para quem deseja emagrecer. O consumo desta limonada de morango além de auxiliar no emagrecimento é rica em nutrientes, que previnem as doenças e proporcionam uma melhor qualidade de vida.
Veja mais dicas para emagrecer em: http://www.tuasaude.com/para-emagrecer-com-saude/
Para emagrecer com saúde
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 (Nutricionista)

Para emagrecer com saúde o melhor é investir numa alimentação saudável e na prática regular de exercícios físicos. Mas a toma de remédios naturais também são ótimos complementos que ajudam a emagrecer de forma rápida, sem interferir negativamente no organismo.

Alguns remédios naturais que servem para emagrecer são:

Os remédios naturais ajudam a controlar a fome, saciando o apetite, queimando a gordura acumulada e aumentando o metabolismo, o que faz com que o indivíduo gaste mais calorias mesmo parado. A acupuntura também serve para emagrecer, mas neste caso deve-se dizer ao acupunturista que o objetivo é este.

Além disso dos remédios naturais acima citados, existem os remédios para emagrecer, vendidos nas farmácias, como por exemplo:

Estes últimos atuam diretamente no cérebro diminuindo o desejo de comer. Eles precisam de receita médica para serem comprados e consumidos com segurança.

Somente o médico poderá receitá-lo após avaliar a saúde do indivíduo, pois existem inúmeras contraindicações e efeitos adversos no consumo deste tipo de medicamento, como por exemplo aumento da pressão arterial, ansiedade e depressão.

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ALIMENTOS SAUDÁVEIS

por Fernando Ramos, em 26.10.15

 

 

 Que tal só comer alimentos saudáveis? A tua saúde agradece! 


Veja ótimas dicas em: http://www.tuasaude.com/alimentacao-saudavel/
 
 

limentação saudável

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 (Nutricionista)

Uma alimentação saudável deve seguir 3 regras básicas:

  1. Incluir alimentos naturais como frutas e verduras, evitando alimentos industrializados;
  2. Seguir um padrão de refeições regulares, evitando intervalos longos e exageros alimentares;
  3. Envolver preparações culinárias simples sem frituras ou adição de grandes quantidades de gordura e sal como caldos de carne por exemplo.

Adotar uma alimentação saudável serve para prevenir doenças causadas por deficiências nutricionais, fortalecer o sistema imunológico e reduzir o aparecimento de doenças crônicas como obesidade, doenças cardíacas ou diabetes por exemplo.

Alimentação saudável para emagrecer

A alimentação saudável para emagrecer segue as mesmas regras já referidas. O emagrecimento e a manutenção do peso, são consequências de um comportamento alimentar regular e saudável durante a vida, que traz benefícios não apenas para a forma física mas também prevenindo doenças crônicas que muitas vezes, estão relacionadas com a alimentação. 

A falta de vitaminas e minerais pode provocar doenças comuns como a anemia ou a osteoporose e o excesso de gorduras na alimentação pode levar ao colesterol alto, por exemplo.

A alimentação saudável deve ser um estilo de vida. Uma boa forma de alcançar mudanças permanentes é alterar pequenos hábitos de cada vez, como:

  • Diminuir aos poucos a quantidade de açúcar que se adiciona no leite ou café;
  • Reduzir a quantidade de alimentos fritos;
  • Trocar o óleo e a manteiga pelo azeite,
  • Comer uma fruta por dia e ir aumentando de forma gradual até alcançar 5 no máximo. 

Para melhorar a alimentação e aprender a fazer trocas inteligentes consulte um nutricionista.

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SAL DE ERVAS - RECEITA

por Fernando Ramos, em 25.10.15

 

ma boa forma de diminuir o consumo do sal é utilizar o sal de ervas como substituto do sal comum. Experimente!

https://www.facebook.com/tuasaude

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GENGIBRE

por Fernando Ramos, em 24.10.15

gengibre.jpg

 

 

O seu poder antioxidante e reparador ajuda a reduzir a inflamação causada pelo esforço muscular e consegue ainda recuperar os tecidos dos músculos, diminuindo a dor e a tensão sentida momentos depois da prática de atividade física.

Para quem procura músculos mais fortes e saudáveis, tem no gengibre o seu principal aliado, devendo fazer parte da dieta diária e jamais esquecido nos dias de treino.

 

E para quem precisa de uma sugestão, a revista Mens Journal dá a receita de um smoothie ‘amigo dos músculos’:

Uma xícara de leite de amêndoa

Meia banana

Meia pêra

Meio copo de iogurte grego

Uma colher de sopa de gengibre fresco

Essência de baunilha e gelo

— Basta misturar todos os ingredientes em um processador e servir.

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BEBER AGUA

por Fernando Ramos, em 20.10.15

 

Beber água é muito importante para a saúde, mas se não consegue beber os 2 litros de água por dia, veja ótimas dicas em:http://www.tuasaude.com/como-beber-agua-sem-bebe-la/

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