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TOSSE SECA

por Fernando Ramos, em 17.08.17

 

A tosse seca persistente pode ser causada por uma reação alérgica e, neste caso, o melhor a fazer é combater a alergia, isso porque enquanto ela não for vencida, a tosse permanecerá. Veja algumas receitas caseiras em:http://www.tuasaude.com/como-acabar-com-a-tosse-seca/
 

Como acabar com a tosse seca

Confira várias dicas sobre o que se pode fazer para acabar com a tosse seca.

Para acabar com a tosse seca, deve-se, primeiramente, limpar a garganta fazendo um gargarejo com água morna e sal. O sal é bactericida e vai combater qualquer micro-organismo que esteja provocando a tosse, caso ele esteja alojado na garganta.

Respirar ar puro e manter a garganta hidratada são outros fatores importantes para conseguir eliminar a tosse.

Tratamento natural para tosse seca

O tratamento natural para combater a tosse seca inclui:

  • Usar roupas apropriadas ao clima;
  • Tomar chás mornos e sopas, pois "acalmam" a garganta;
  • Tomar 2 copos de suco de laranja com acerola por dia, pois eles são ricos em vitamina C;
  • Evitar as correntes de ar e as mudanças bruscas de temperatura.

Para diminuir as chances de uma crise de tosse em um momento inoportuno, como em uma reunião, pode-se, ainda, chupar uma bala de mel com própolis e evitar falar alto demais.

Remédios para tosse

O uso de remédio para tosse, como pastilhas, e de xaropes para a tosse, como o Melagrião, também são boas dicas para conseguir amenizá-la.

Mas, em caso de tosse persistente, que dura mais de 2 semanas e não se sabe o motivo, recomenda-se ir ao médico, pois esta pode ser uma tosse alérgica e pode ser necessário o uso de algum anti-histamínico para combatê-la.

Links úteis:

 
 

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ALPERCES

por Fernando Ramos, em 15.08.17

 

Gostam de alperces?
De cor amarelada ou alaranjada, é um fruto característico do verão, apesar de hoje em dia se encontrar disponível durante todo o ano (sobretudo sob a forma seca ou em conserva)!
É da mesma família do pêssego, contudo é caracterizado pela sua polpa suave e casca aveludada. 

Os alperces são uma fonte de antioxidantes. Para além disso, esta fruta fornece ainda potássio, vitamina C, fibras e ferro. Um alperce contém apenas 17 calorias, o que também é favorável para quem se encontra a fazer dieta.

Por si só, o alperce é um bom snack, mas podem também usar para fazerem barras energéticas ou ser picado e adicionado a um iogurte grego, ou ainda ser polvilhado com canela.

Como aperitivo, cortem os alperces ao meio, barrem cada metade com queijo-creme e polvilhem com pistácios triturados. Para um prato principal, o alperce é um bom acompanhamento para carne de porco ou de frango, e ainda pode ser misturado com cuscuz ou arroz integral.

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A INFLUENCIA DA BEBIDA

por Fernando Ramos, em 14.08.17

   

 

A relação entre a bebida consumida e a forma como afeta a pessoa é obtida através de médias 

a que os especialistas recorrem, mas que reconhecem não ter rigor cientificio

E isto porque é necessário saber o peso exato, a altura e a massa corporal do consumidaor para se perceber qual o momento a partir do qual a bebida produz efeitos.

Na imagem mostra-se ainda quanto "vale" cada tipo de bebida

 

(DN de 10,1,2013)

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COMER TOMATE REDUZ RISCO DE AVC

por Fernando Ramos, em 12.08.17

 

Estudo revela que comer tomate reduz risco de AVC
 
Comer tomate, rico em licopénio, poderoso antioxidante que dá a cor vermelha ao fruto, reduz o risco de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), conclui um estudo publicado nos Estados Unidos.
 

A investigação, publicada na segunda-feira na revista Neurology, da Academia Norte-Americana de Neurologia, indica que as pessoas com taxas mais elevadas de licopénio no sangue têm menos probabilidades de ter um AVC, comparativamente com as que têm níveis inferiores.

O estudo, citado hoje pela agência AFP, foi realizado na Finlândia e envolveu 1.031 homens entre os 46 e os 65 anos.

A taxa de licopénio foi medida no início da investigação, com os participantes a serem seguidos, em média, durante 12 anos, período em que 67 deles tiveram um AVC.

 

Entre 258 homens com níveis mais fracos de licopénio no sangue, 25 tiveram um Acidente Vascular Cerebral, enquanto entre 259 com níveis de antioxidante mais elevados, 11 tiveram um AVC.

 

Os resultados, segundo os cientistas, foram mais surpreendentes, atendendo a que foram tidos em conta apenas os AVC provocados por coágulos e não por hemorragias.

 

«A investigação vem confirmar as virtudes de um regime alimentar rico em fruta e legumes na redução do risco de um AVC», vincou o principal autor do estudo, Jouni Karppi, da Universidade da Finlândia, em Kuopio.

 

Lusa/SOL

 

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SUMO MAÇA COM COUVE E CENOURA

por Fernando Ramos, em 10.08.17

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SUMO DE BETERRABA COM MAÇA E GENGIBRE

por Fernando Ramos, em 07.08.17

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CASTANHAS

por Fernando Ramos, em 06.08.17

 

4 razões para comer castanhas: 

... Contêm pouca gordura. 
... São ricas em amido e fibra, sendo muito saciantes. ... Podem ser consumidas cruas, assadas ou cozidas, formas de confecção saudáveis. ...São menos calóricas do que outros frutos secos: 170 kcal/ 100g.

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NOZES - RICA EM GORDURA SAUDÁVEL

por Fernando Ramos, em 05.08.17
E por falar em nozes...por ela ser muito energética (730 kcal por 100g), o seu consumo é mais indicado na parte da manhã, e constitui uma boa opção para atletas e desportistas, sujeitos a esforço físico regular!
Também as crianças e os idosos, que têm necessidades nutricionais acrescidas, podem incluir um punhado de nozes ao pequeno-almoço e lanche, adicionando-as ao leite ou iogurtes.

Vejam mais aqui:
http://enetural.blogspot.pt/2011/01/sabia-quea-noz-e-rica-em-gordura.html
 
 

Sabia que...a Noz é rica em gordura saudável?

 
Deus dá nozes devido à sua riqueza nutricional.
 
Podia bem ser uma alternativa ao ditado popular.
 
Embora marque presença mais assídua na quadra natalícia, os seus benefícios estendem-se ao longo de todo o ano. Originária da Pérsia, a nogueira era considerada pelos romanos uma árvore sagrada, símbolo de fecundidade, chegando a viver duzentos a trezentos anos. A noz pertence à família das oleaginosas, e é naturalmente rica em gorduras polinsaturadas (e ómega 3), sendo por isso aconselhada para o coração.
 
 
De acordo com investigadores americanos, as nozes reduzem a inflamação e a oxidação das artérias, após uma refeição rica em gorduras saturadas, recomendando deste modo, uma dose diária de 28 gramas de nozes (cerca de quatro nozes). A gordura da noz é ainda mais benéfica para o coração que a do azeite.
 
Pense melhor… com fósforo e magnésio
 
Especialmente rica em vitamina E, um poderoso antioxidante cardiovascular, a noz contém proteínas, magnésio, potássio, fósforo, ferro e zinco, o que a tornam num alimento completo e saudável. Devido ao seu teor em fósforo (288 mg/100g) e magnésio (160mg/g), é indicada para pessoas sujeitas a grande desgaste intelectual e constitui um tónico cerebral, que alimenta as células nervosas. Aliás, as semelhanças entre o encéfalo humano e uma noz são bastante curiosas.
 
Por ser muito energética (730 kcal por 100g), o seu consumo é mais indicado na parte da manhã, e constitui uma boa opção para atletas e desportistas, sujeitos a esforço físico regular. Também as crianças e os idosos, que têm necessidades nutricionais acrescidas, podem incluir um punhado de nozes ao pequeno-almoço e lanche, adicionando-as ao leite ou iogurtes.
 
Para os mais gulosos, existe uma variedade de receitas que incluem nozes, desde o bolo de noz à tarte, passando pelas nozes de Cascais, todos os pretextos são escassos para saborear este fruto seco.
 
Indicações terapêuticas
 
- Litíases urinárias
 
- Tosse invernal
 
- Antídoto de venenos e intoxicações
 
- Fadiga cerebral e nervosa
 
- Anemia
 
- Parasitoses intestinais
 
- Dermatoses
 
- Tuberculose
 
- Raquitismo e atraso de crescimento
 
- Zumbidos de ouvidos*
 
- Impotência*
 
* Segundo a Medicina Tradicional Chinesa
 

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LIMPEZA DO FIGADO

por Fernando Ramos, em 04.08.17

Você vai aprender agora uma receita que, à primeira vista, ninguém dá nada por ela de tão simples que é.

Mas leia esta matéria até o fim e você entenderá o porquê da eficácia dela.

 

Ela está no livro “Limpeza do fígado e da vesícula”, de Andreas Moritz, um conceituado médico naturalista alemão radicado nos Estados Unidos.

Segundo Andreas, a água ionizada tem um profundo efeito desintoxicante em todas as células do corpo.

Essa poderosa água, ainda segundo o autor, reduz as toxinas presentes no corpo, melhora a circulação e equilibra a bile.

E como é que o naturalista alemão explica a ação da água ionizada?

Ele diz que, ao ferver água durante 15 ou 20 minutos, ela se torna fina e assim seus conjuntos moleculares são reduzidos de 10.000 para apenas 1 ou 2 conjuntos.

Além disso, a água se carrega e se satura de íons negativos de oxigênio.

Informa Andreas Moritz em seu livro: “Quando bebemos pequenos goles dessa água durante o dia, começamos a limpar sistematicamente os tecidos do corpo e estamos ajudando a eliminar certos íons carregados positivamente (aqueles associados à acidez e às toxinas)”.

Na foto acima, dr. Andreas Moritz

Química pura, não é?

Mas o funcionamento do nosso corpo é realmente um complexo sistema químico.

E Moritz dá uma clara explicação sobre uma importante parte desse sistema: “A maiorias das toxinas e dos detritos tem carga positiva e, portanto, naturalmente tendem a se anexar ao corpo, que está carregado negativamente. À medida que os íons negativos de oxigênio entram no corpo , são atraídos para o material tóxico carregado positivamente, transformando os detritos e as toxinas em matéria fluida, que é facilmente expelida pelo corpo”.

Simples e sensacional, não é?

E o efeito da água ionizada é rápido, conforme declara o autor: “Durante os dois primeiros dias, por vezes até semanas depois de limpar os os tecidos dessa maneira, sua língua pode adquirir uma camada de cor branca ou amarela, dando indícios de que o corpo está eliminando muitos resíduos. Se estiver com excesso de peso, este método de limpeza pode ajudá-lo a perder vários quilos em curto espaço de tempo, sem os efeitos colaterais que normalmente acompanham a perda repentina de peso”.

A esta hora, você deve estar muito ansioso para saber como se prepara a água ionizada, não é mesmo?

medico_-_figado

 
É tudo muito simples, desde o preparo até o consumo.

Você vai colocar água para ferver (a quantidade varia de 600 mL a 1,2 L).

Use panela de vidro ou de inox.

Quando ela começar a fazer as bolhinhas da fervura, deixe no fogo por mais 15 ou 20 minutos.

Os íons de oxigênio serão produzidos pelas bolhas de água fervente da mesma forma que são produzidos quando a água de uma cachoeira cai no solo ou quando a água dos oceanos se quebra à beira-mar.

Depois coloque essa água numa garrafa térmica (as melhores são as de aço inoxidável; as de alumínio estão proibidas) para manter a água quente e ionizada durante o dia.

É preciso beber 1 ou 2 goles (pequenos goles) a cada meia hora durante o dia.

E beba a água na temperatura mais quente que puder suportar.

 

Na garrafa térmica, a água se manterá ionizada por 12 horas ou enquanto estiver quente.

De acordo com o médico naturalista, a água ionizada pode ser consumida sempre que você não se sinta bem, tenha necessidade de se desintoxicar, queira afinar/alcalinizar o sangue ou simplesmente queira se sentir mais energizado.

Moritz informa que algumas pessoas fazem esse tratamento por um tempo determinado, em geral de 3 a 4 semanas, enquanto outras o fazem continuamente, como forma de deixar o corpo limpo e mais resistente.

Por fim, uma informação importante: a água ionizada não substitui a ingestão regular de água, pois ela não hidrata as células como a água comum.

Sua função é outra: carregar o corpo de oxigênio para limpar as células.

Há outras informações interessantes no livro “Limpeza do fígado e da vesícula”, que pode ser encontrado nas principais livrarias do Brasil.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

http://www.receitasnaturais.com.br

 

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NOZES - RICA EM GORDURA SAUDÁVEL

por Fernando Ramos, em 04.08.17

 

 

Sabia que...a Noz é rica em gordura saudável?

 
Deus dá nozes devido à sua riqueza nutricional.
 
Podia bem ser uma alternativa ao ditado popular.
 
Embora marque presença mais assídua na quadra natalícia, os seus benefícios estendem-se ao longo de todo o ano. Originária da Pérsia, a nogueira era considerada pelos romanos uma árvore sagrada, símbolo de fecundidade, chegando a viver duzentos a trezentos anos. A noz pertence à família das oleaginosas, e é naturalmente rica em gorduras polinsaturadas (e ómega 3), sendo por isso aconselhada para o coração.
 
 
De acordo com investigadores americanos, as nozes reduzem a inflamação e a oxidação das artérias, após uma refeição rica em gorduras saturadas, recomendando deste modo, uma dose diária de 28 gramas de nozes (cerca de quatro nozes). A gordura da noz é ainda mais benéfica para o coração que a do azeite.
 
Pense melhor… com fósforo e magnésio
 
Especialmente rica em vitamina E, um poderoso antioxidante cardiovascular, a noz contém proteínas, magnésio, potássio, fósforo, ferro e zinco, o que a tornam num alimento completo e saudável. Devido ao seu teor em fósforo (288 mg/100g) e magnésio (160mg/g), é indicada para pessoas sujeitas a grande desgaste intelectual e constitui um tónico cerebral, que alimenta as células nervosas. Aliás, as semelhanças entre o encéfalo humano e uma noz são bastante curiosas.
 
Por ser muito energética (730 kcal por 100g), o seu consumo é mais indicado na parte da manhã, e constitui uma boa opção para atletas e desportistas, sujeitos a esforço físico regular. Também as crianças e os idosos, que têm necessidades nutricionais acrescidas, podem incluir um punhado de nozes ao pequeno-almoço e lanche, adicionando-as ao leite ou iogurtes.
 
Para os mais gulosos, existe uma variedade de receitas que incluem nozes, desde o bolo de noz à tarte, passando pelas nozes de Cascais, todos os pretextos são escassos para saborear este fruto seco.
 
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