Receitas recebidas por e-mails dos amigos de alimentos que fazem bem à Saúde, seguindo sempre a máxima que se não fazem bem. também não fazem mal Deixo mais informações úteis
Segunda-feira, 09.12.13

Jindungo (Piri-piri)

Quem coloca o jindungo no dia-a-dia está levando, além de tempero,  uma série de medicamentos naturais: analgésico, antiinflamatório,  xarope, vitaminas, benefícios que os povos primitivos descobriram  há milhares de anos que agora estão sendo comprovados pela ciência.

O jindungo faz bem à saúde e seu consumo é essencial para  quem tem enxaqueca. Essa afirmação pode cair como uma surpresa para  muitas pessoas que, até hoje, acham que o condimento ardido deve ser  evitado. O jindungo traz consigo alguns mitos, como por exemplo o de que  provoca gastrite, úlcera, pressão alta e até hemorróidas.. Nada disso  é verdade. Por incrível que pareça, as pesquisas científicas mostram  justamente o oposto! A substância química que dá ao jindungo o seu caráter ardido é  exatamente aquela que possui as propriedades benéficas à saúde.

No  caso da pimenta-do-reino, o nome da substância é piperina. No jindungo, é a capsaicina. Surpresa! Elas provocam a liberação de endorfinas - verdadeiras  morfinas internas, analgésicos naturais  extremamente potentes que o  nosso cérebro fabrica! O mecanismo é simples: Assim que você ingere  um alimento apimentado, a capsaicina ou a piperina ativam receptores  sensíveis na língua e na boca. Esses receptores transmitem ao  cérebro uma mensagem primitiva e genérica, de que a sua boca estaria  pegando fogo. Tal informação, gera, imediatamente, uma resposta do  cérebro no sentido de salvá-lo desse fogo: você começa a salivar,  sua face transpira e seu nariz fica úmido, tudo isso no intuito de  refrescá-lo. Além disso, embora a pimenta não tenha provocado nenhum  dano físico real, seu cérebro, enganado pela informação que sua boca  estava pegando fogo, inicia, de pronto, a fabricação de endorfinas,  que permanecem um bom tempo no seu organismo, provocando uma  sensação de bem-estar, uma euforia, um tipo de barato, um estado  alterado de consciência muito agradável, causado pelo verdadeiro banho de  morfina interna do cérebro. E tudo isso sem nenhuma gota de álcool!

Quanto mais arder o jindungo, mais endorfina é produzida! E quanto  mais endorfina, menos dor e menos enxaqueca. E tem mais: as substâncias picantes do jindungo (capsaicina e  piperina) melhoram a digestão, estimulando as secreções do estômago.  Possuem efeito carminativo (antiflatulência). Estimulam a circulação  no estômago, favorecendo a cicatrização de feridas (úlceras), desde  que, é claro, outras medidas alimentares e de estilo de vida sejam  aplicadas conjuntamente. Existem cada vez mais estudos demonstrando a potente ação  antioxidante (antienvelhecimento) da capsaicina e piperina. Pesquisadores do mundo todo não param de descobrir que o jindungo,  tanto do gênero piper (pimenta-do-reino) como do capsicum (jindungo), tem qualidades farmacológicas importantes. Além dos princípios ativos capsaicina e piperina, o condimento é  muito rico em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio.  Tem, por isso, fortes propriedades antioxidantes e protetores do DNA  celular. Também contém bioflavonóides, pigmentos vegetais que  previnem o câncer.

Graças a essas vantagens, a planta já está classificada como  alimento funcional, o que significa que, além de seus nutrientes,  possui componentes que promovem e preservam a saúde. Hoje ela é  usada como matéria-prima para vários remédios que aliviam dores  musculares e reumatismo, desordens gastrintestinais e na prevenção  de arteriosclerose. Apesar disso, muitas pessoas ainda têm receio de consumi-la, pois  acreditam que possa causar mais mal do que bem. Se você é uma delas,  saiba que diversos estudos recentes têm revelado que o jindungo não é  um veneno nem mesmo para quem tem hemorróidas, gastrite ou hipertensão

DOENÇAS QUE O JINDUNGO CURA E PREVINE

Baixa imunidade - O jindungo tem sido aplicada em diversas partes do  mundo no combate à aids com resultados promissores.

Câncer - Pesquisas nos Estados Unidos apontam a capacidade da  capsaicina de inibir o crescimento de células de tumor maligno na  próstata, sem causar toxicidade. Outro grupo de cientistas tratou  seres humanos portadores de tumores pancreáticos malignos com doses  desse mesmo princípio ativo. Depois de algum tempo constataram que  houve redução de 50% dos tumores, sem afetação das células  pancreáticas saudáveis ou efeitos colaterais. Já em Taiwan os  médicos observaram a morte de células cancerosas do esôfago.

Depressão - A ingestão da iguaria aumenta a liberação de noradrenalina e adrenalina, responsáveis pelo nosso estado de  alerta, que está associado tb à melhora do ânimo em pessoas  deprimidas.

Enxaqueca - Provoca a liberação de endorfinas, analgésicos naturais  potentes, que atenuam a dor.

Esquistossomose - A cubebina, extraída de um tipo de pimenta  asiática, foi usada em uma substância semi-sintética por cientistas  da Universidade de Franca e da Universidade de São Paulo. Depois do  tratamento (que tem baixa toxicidade e, por isso, é mais seguro), a  doença em cobaias foi eliminada.

Feridas abertas - É anti-séptica, analgésica, cicatrizante e  anti-hemorrágica quando o seu pó é colocado  diretamente sobre a pele  machucada. Gripes e resfriados - Tanto para o tratamento quanto para a  prevenção dessas doenças, é comum recomendar a ingestão de um  pequeno jindungo por dia, como se fosse uma pílula. Hemorróidas - A capsaicina tem poder cicatrizante e já existem  remédios com jindungo para uso tópico.

Infecções - O alimento combate as bactérias, já que tem poder  bacteriostático e bactericida, e não prejudica o sistema de defesa.  Pelo contrário, até estimula a recuperação imunológica.

Males do coração - O jindungo caiena tem sido apontada como capaz de  interromper um ataque cardíaco em 30 segundos.. Ela contém  componentes anticoagulantes que ajudam na desobstrução dos vasos  sanguíneos e ativam a circulação arterial.

Obesidade - Consumida nas refeições, ela estimula o organismo a  diminuir o apetite nas seguintes. Um estudo revelou que o jindungo derrete os estoques de energia acumulados em forma de gordura  corporal. Além disso, aumenta a temperatura (termogênese) e, para  dissipá-la, o organismo gasta mais calorias. As pesquisas indicam  que cada grama queima 45 calorias.

Pressão alta - Como tem propriedades vasodilatadoras, ajuda a  regularizar a pressão arterial.

- Bom, né?.

 

Fernando Ramos às 15:10 | link | comentar | favorito
Domingos manuel minguilson a 2 de Maio de 2013 às 13:06
Para ser sincero,também pensava que o jimdungo fazia mal mas pelo contrário há muitos beneficio neste produto,aconcelho a consumirem desde que não seja enxagerado
Eurenio egas gabriel a 11 de Junho de 2013 às 16:54
Valeu
ludmila gonçalves a 1 de Julho de 2013 às 16:07
gostei das dicas, passarei a consumir
jossias a 4 de Julho de 2013 às 12:02
obrigado pelo conselho. nao me arrependi pelos MB gastos. Jossias zambezia
jossias a 4 de Julho de 2013 às 12:02
obrigado pelo conselho. nao me arrependi pelos MB gastos. Jossias zambezia
jossias a 4 de Julho de 2013 às 12:03
obrigado pelo conselho. nao me arrependi pelos MB gastos. Jossias zambezia
Octavio Joaquim Luis a 5 de Julho de 2013 às 08:42
afinal nao sabia o jindungo tem grande importancia no organismo humano ela combate varias doenca assim passarei a consumir normalmente obrigado.
Octavio Joaquim Luis a 5 de Julho de 2013 às 08:42
afinal nao sabia o jindungo tem grande importancia no organismo humano ela combate varias doenca assim passarei a consumir normalmente obrigado.
Arafa rachid a 12 de Julho de 2013 às 00:52
Muito obrigada, nao sabia que o piri-piri tem essas funcoes no nosso organismo. Tou gordinha e tenho problemas cardiacos. Nunca faltara esse condimento no meu prato.
Azarado vaz (Az) a 13 de Julho de 2013 às 09:41
Irmãos ! é muito fácil nós usarmos esse medicamento, então vamos nos tratar e evitaremos doenças , sem consultarmos o médico. Entretanto sem esagero
VISITAS
(desde 14.7.2012)
mais sobre mim
pesquisar
 
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
17
18
29
30
últ. comentários
onde e como encontrar essa fruta no comervio?
excelente!
Muito bom o texto que fala sobre a cura do câncer ...
Qual a quantidade diária indicada?
Limao sempre utilizao mas nao sabia todas essas vi...
se realmente os efeitos forem estes aqui arolados ...
Gente que comenta babaquice na internet é o quê? U...
Bom para quem nunca comeu a fruta será uma surpres...
Oi , adorei a matéria, mais hustaria dd sab...
HAHAAHBUAHUSH que doidera !
O gengibre é muito bom para emagrecer sim, eu mesm...
foi muito bom saber isso, sempre procurava saber q...
Eu acho bom u Sapomobile por que meu pai tem probl...
Pelo amor de Deus, isto é sinais de derrame, eu ti...
Fui recentemente operado de urgência através de um...
Achei muito interessante o comentário sobre a ba...
Estou tomando estou me sentindo bem muito bem
me encanta el post!
Faz bem para a nossa saude não.deixe de com...
Ótimo vamos levar a esperança para p...
Ótimo vamos levar a esperança para p...
Oi, Alida. O que eu fiz para baixar os triglic&eac...
Prezado Érick, qual a dieta que você fez?Preciso u...
boa tarde gostaria de saber por quento tempo se de...
Quarta feira pela manhã coloque meio copo de agua,...
que surpresa!saber q pir-piri chama-se jejungo equ...
quero agradecer pois tive cancer e hoje estou cura...
Olha Silvia respeito todos os segmentos religiosos...
Infelizmente estamos sujeito às manipulações dos p...
A questão é o seguinte: O Câncer, quase todos os t...
Muito obrigada pela dica vou fazer p minha māe poi...
Quem tem diabetes pode tomar suco que contem pepin...
gotei das dicas vou fazer
O limão é tudo isso é muito mais..É meu companheir...
Alguém conhece algum tipo de cirurgia para remover...
Vamos tomar o cha de gengibre
Tudo isso é verdade mesmo.eu como banana to...
Muito bom !
SoParaEla.Net ( SexShop , Sex Shop )http://www.sop...
Otima dica de agua de beringela
Adorei vou testa pra ver se da seto
Durante a noite beba a água deixando os grãos de a...
Durante a noite beba a água deixando os grãos de a...
O texto menciona o Instituto de Ciências da Saúde ...
Nossa nao imaginava que a carqueja servia para tud...
Fiquei a saber o que nao sabia .
There is a better video available. Also with subti...
Realmente, vossa ignorância não encontra limites.
Que legal, Raiane! Continue assim!
mais comentados
35 comentários
22 comentários
13 comentários
11 comentários
6 comentários
5 comentários
4 comentários
4 comentários
2 comentários
2 comentários
2 comentários
2 comentários
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
VISITAS
(desde 14.7.2012)
blogs SAPO