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7 ALIMENTOS ANTINFLAMATÓRIOS

por Fernando Ramos, em 27.07.15

 

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7 ALIMENTOS ANTI-INFLAMATÓRIOS

A inflamação crónica é, segundo vários estudos, provavelmente a maior causa a médio e longo prazo de vários tipos de doenças graves, nomeadamente cancro. É cada vez mais concensual na classe científica que uma das fontes de saúde e longevidade é o combate diário à inflamação.

Quando o organismo é alvo de uma infeção causada por fatores externos (bactérias, vírus, parasitas, entre outros), o sistema imunológico desencadeia um processo inflamatório, ou inflamação, como resposta natural do organismo, e que tem como objetivo destruir os agentes agressores.

No entanto, se a reacção anti-inflamatória for demasiado agressiva ou se a inflamação persistir por mais de três meses trata-se então de uma inflamação crónica (como a artrite reumatoide ou a tuberculose) e os seus sintomas nem sempre são muito específicos ou visíveis. Além do habitual tratamento com anti-inflamatórios, uma das melhores formas de combater a inflamação crónica passa por praticar uma alimentação o mais saudável possível no dia a dia, incluindo na nossa dieta os chamados alimentos anti-inflamatórios. Também o exercício fisico, nomeadamente de curta duração mais alta intensidade, demontrou aumentar a nossa longevidade!

Alimentação que combate a inflamação

Nestes casos, os especialistas aconselham que seja adotada a tradicional dieta mediterrânica, praticada em Portugal, que inclui muitos dos alimentos cujo poder anti-inflamatório está há muito provado, tais como:

Vegetais de folha verde
Azeite
Peixes gordos
Pelo contrário, alimentos como os hidratos de carbono refinados, fritos, refrigerantes, carnes vermelhas e gorduras saturadas potenciam em larga escala o aumento de peso e o aparecimento de processos inflamatórios no organismo. Estes podem, por sua vez, desencadear outras doenças como depressão, artrite ou doença de Alzheimer, entre outras.

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http://melhorsaude.org/…/07/22/7-alimentos-anti-inflamator…/

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