Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





ALIMENTOS PARA COLESTROL

por Fernando Ramos, em 22.03.14

Colesterol

 (Cardiologista)

O colesterol é um tipo de gordura presente nas células, fundamental para o bom funcionamento do organismo. No entanto, ter os níveis de colesterol total alto no sangue aumenta o risco de doenças cardiovasculares e por isso é importante que seus valores estejam equilibrados, o que pode ser conseguido com uma dieta pobre em gorduras e a prática regular de exercícios físicos.

Colesterol HDL

O colesterol HDL é conhecido como o colesterol bom. Ele é produzido pelo organismo sendo fundamental para o bom funcionamento do corpo. Para aumentar os níveis de colesterol HDL no organismo, o que se deve fazer é emagrecer, adotando uma dieta pobre em gorduras e praticando exercícios físicos com regularidade. Ter o colesterol HDL baixo no organismo é prejudicial à saúde, o ideal é tê-lo sempre acima de 40mg/dl, pois o valores de referência do HDL são:

  Baixo Ideal
Colesterol HDL (bom)
  • <40 mg/dl para homens
  • <50  mg/dl para mulheres
acima de 60  mg/dl

Colesterol LDL

O colesterol LDL é o colesterol mau. Ele é considerado alto quando é igual ou superior a 130 mg/dL. Quando o nível de colesterol LDL está alto começa a haver deposição de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, formando placas de gordura que, com o tempo podem dificultar a passagem do sangue e levar a um ataque cardíaco ou AVC, por exemplo. Para diminuir o colesterol LDL no sangue, deve-se seguir uma dieta pobre em açúcar e em gordura e praticar alguma atividade física pelo menos 3 vezes por semana. O valor de referência do LDL é de: 

  Alto Baixo (normal) Ideal
Colesterol LDL (mau) acima de 130 mg/dl abaixo de 130 mg/dl  abaixo de 100 mg/dl

Pacientes que têm outros fatores de risco associados para doença cardiaca, como diabetes, hipertensão, obesidade, precisam ter seu nível de colesterol LDL ainda mais baixo, próximo ou abaixo de 100mg/dl.  

Colesterol VLDL

O colesterol VLDL transporta os triglicerídeos e também aumenta o risco de doenças cardíacas. O valor de referência do VLDL é de: 

  Alto Baixo Ideal
Colesterol VLDL acima de 40 mg/dl abaixo de 30 mg/dl até 30 mg/dl

Colesterol Total

O colesterol total é a soma do HDL, LDL e do VLDL. Ter o colesterol total alto representa um risco elevado de doenças cardiovasculares e por isso seus valores não devem ultrapassar os 200mg/dl. O colesterol total acima de 200 ainda não é muito preocupante mas o indivíduo deverá reduzir a ingestão de alimentos ricos em gordura para evitar que o colesterol fique muito alto e seja prejudicial a saúde. Os valores de referência para o colesterol são:

  Ideal

Colesterol Total

  • <200 mg/dl

Colesterol Alto

O colesterol alto é diagnosticado num exame de sangue chamado lipidograma já que ele não apresenta sintomas. Quando o indivíduo descobre que seu colesterol está alto, o que se recomenda fazer é seguir uma dieta pobre em gordura e em açúcar e praticar exercícios regularmente. Em caso de não resposta ao tratamento inicial, pode-se utilizar remédios para o colesterol como as estatinas, sob orientação médica. Algumas dicas do que se pode comer para baixar o colesterol alto são:

  • Frutas, verduras, legumes, carnes magras como peito de frango e filet de peixe e laticíneos light. Um ótimo remédio caseiro para baixar a taxa de colesterol no sangue é tomar diariamente 1 copo de suco de laranja batido com berinjela.

Links Úteis:

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Sem imagem de perfil

De marcelo cantielle a 03.04.2014 às 04:06

Ovo, o 2º melhor alimento que existe...Acorde!!!

Depois do leite materno, o ovo é o melhor alimento do mundo, pois reúne todos os nutrientes que precisamos na vida, quanto mais o ingerimos, melhor para a saúde. O 1º é o leite materno, 3º o côco, 4º a quinoa real.

Ao contrário do que falam, o ovo não aumenta o colesterol, isso é um mito muito antigo e sem bases na medicina. E poderão ler artigos explicando que o colesterol é uma substância essencial à vida e a partir dele é que ocorre toda síntese de hormônios sexuais no corpo.

Bom, não preciso dizer que o melhor ovo é realmente o “caipira” (passaram a chamar de orgânico pra nos confundir), mas melhor comer o “não caipira” do que ficar sem ovo. O ovo orgânico ou caipira, chega a ter de 10 a 20 vezes mais ômega 3 do que o não orgânico!

Também não preciso dizer que comer o ovo cru não é uma boa ideia, não recomendo devido ao problema da salmonelose, infecção que pode se instalar através de micro rachaduras na casca.

A Salmonela é uma bactéria, portanto ovos "TRINCADOS", não devem ser consumidos, pois a sujeira (bactéria) que pode estar na casca, ou em suas mãos se não estiverem higienizadas, podem infectar qualquer alimento, e então se consumido cru ou mal cozido, contrai a infecção.

Para que o ovo não venha a ser um problema na hora do consumo, ele deve ser cozido ou frito somente em água ou óleo de coco.

Outra coisa, busque guardar seus ovos dentro da geladeira e não naquele local da porta, que é de fato o pior local para se guardar, por causa da probabilidade de provocar rachaduras no abre e fecha da porta.

De 1974 a 2003, houve uma diminuição de 84% na ingesta de ovos no Brasil. Aí de 2003 a 2009, houve ainda uma diminuição de mais 87% sobre a quantidade já diminuída!

Benefícios da Ingestão de Ovos:

* Anti-Inflamatórios (Diminui a Proteína C-Reativa (PCR) que é associada a ataques cardíacos)
* Emagrecimento (Aumenta o hormônio mais abundante no corpo a adiponectina, conhecida com GBP28)
* Aumento DHL-C,>Pon 1,2,3 (Paraoxonases)-LDL-C
* Diminuição dos Níveis de Insulina ( Diabetes )

A Luteína e a Zeaxantina atuam em:

* Doença Cardiovascular
* Degeneração Macular ( Perda de Visão, relacionada com a idade )
* Prevenção de Catarata
* Prevenção Retinose Pigmentar

Ovo trata:

* Alergias ( Zinco )
* Artrite ( Glutationa )
* Crescimento e Desenvolvimento ( Vitamina PQQ – Pirrolo Quinonina Quinona)
* Atua na degeneração macular

Sua composição nutricional, baseia-se em:

- Vitamina B12
- Omega 3 ( 10 a 20 vezes mais no ovo da “colônia” )
- Folato
- Vitamina A
- Vitamina D
- Vitamina E
- Vitamina K
- Aminoácidos
- Proteínas ( 20% das proteínas que você precisa diariamente, é coletada por apenas 1 ovo)
- Fosfatilcolina ( conhecido como Lecitina)
- Carotenoides
- Luteína
- Zeaxantina

Composição do Ovo :

- Ácidos Graxos Saturados
- Ácidos Graxos Insaturados
- 20 Aminoácidos
- 14 Minerais
- 12 Vitaminas
- Carotenoides

"NUNCA MAIS TENHA DÚVIDA E NEM DEIXE QUE ALGUÉM FALE ALGO INCORRETO! ARGUMENTE, POIS TENHO CERTEZA DE QUE VOCÊ AGORA TEM MAIS INFORMAÇÕES CONCRETAS DO QUE A IMENSA MAIORIA DAS PESSOAS SOBRE O ASSUNTO!" Dr. Victor Sorrentino

Fontes: http://saudeprofissional.com/2013/10/01/ovo-o-segundo-melhor-alimento-do-mundo-2
http://www.manasemgluten.com.br/?p=53

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D



Favoritos