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CONTROLAR A PRESSÃO ALTA

por Fernando Ramos, em 03.11.15

 

Utilizar ervas aromáticas é uma ótima forma de diminuir a quantidade de sal na comida, sendo uma ótima forma de controlar a pressão. Saiba mais em: http://www.tuasaude.com/5-dicas-para-controlar-a-pressao-alta/

5 dicas para controlar a pressão alta

 
 (Cardiologista)

Estas 5 dicas para controlar a pressão alta são fundamentais para melhorar o bem-estar do paciente com hipertensão. 

  1. Manter o peso dentro do normal para altura;
  2. Praticar atividade física regular;
  3. Consultar regularmente o cardiologista;
  4. Tomar corretamente o medicamento (quando prescrito pelo médico); 
  5. Ter uma alimentação equilibrada excluindo alimentos com sal e bebidas alcoólicas.

Para controlar a pressão alta deve se medir a pressão arterial pelo menos duas vezes por semana, durante o período da manhã, por volta da mesma hora e antes de qualquer refeição. Para saber se os medicamentos, dieta e alimentação estão mantendo a pressão sob controle, o ideal é acompanhar a pressão arterial em consultas regulares com seu médico. É importante descansar por 10 min antes de aferir a pressão. Além disso, estar de bexiga vazia e bem posicionado na cadeira, com o braço estendido na mesa.

Outra boa dica para controlar a pressão alta é, além de substituir o sal por ervas aromáticas, temperar os alimentos crus com vinho, azeite e alho para intensificar o sabor dos alimentos. 

Lista de alimentos para hipertensão

Os alimentos presentes nesta lista devem ser evitados por hipertensos porque possuem sal e dificultam o controle da pressão arterial.

  • bolachas de água e sal e outras bolachas salgadas;; 
  • manteiga com sal;
  • queijos curados;
  • frutos secas com sal;
  • azeitonas;
  • enlatados;
  • alimentos embutidos como salsicha;
  • embutidos defumados;
  • carnes salgadas;
  • peixes salgados;
  • molhos;
  • caldos de carne ou de galinha tipo Knor;
  • refrigerantes;
  • alimentos industrializados prontos para o consumo;
  • café;
  • chá preto;
  • chá verde. 

É essencial não utilizar sal de adição, nem colocar o saleiro na mesa para evitar a tentação de colocar mais sal na comida depois de preparada. Utilizar as ervas aromáticas para temperar os pratos é uma ótima opção para intensificar o sabor dos alimentos sem recorrer ao sal.

Numa dieta para pressão alta é também importante ler cuidadosamente os rótulos dos alimentos porque o sal pode estar descrito como sódio, cloreto de sódio ou glutamato monossódico. Produtos com esta descrição na informação nutricional devem ser evitados por hipertensos.

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