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INSÓNIA

por Fernando Ramos, em 14.04.14

 

Insônia

A insônia é um distúrbio do sono caracterizado pela dificuldade para adormecer ou para permanecer dormindo que pode ocorrer de forma esporádica ou com frequência.

O que fazer para insônia

Algumas recomendações do que se pode fazer para insônia são:

  • Tomar um chá calmante como o de maracujá ou de hipericão;
  • Evitar ficar muito agitado pouco antes de dormir;
  • Procurar ir deitar-se e levantar-se sempre ao mesmo horário todos os dias;
  • Evitar o consumo de alimentos estimulantes como coca-cola, café e chá mate assim como refeições indigestas a noite.

Quando a insônia torna-se frequente e isto compromete a qualidade de vida do indivíduo recorrer ao uso de remédios fitoterápicos como a valeriana pode ser de grande ajuda, mas quando nem mesmo isto é suficiente, a toma de ansiolíticos ou antidepressivos receitados pelo médico poderá ser uma opção terapêutica.

Insônia na gravidez

A insônia na gravidez é normal, muito comum e geralmente  é causada por alterações hormonais associadas a outros fatores como toma exagerada de café, estresse e ansiedade. Como na gravidez a toma de medicamentos é restrita, o que se pode fazer é seguir todas as orientações que citamos acima para adotar bons hábitos de higiene do sono e evitar o estresse e a ansiedade. O médico poderá indicar o uso de remédios naturais como o suco de maracujá, por exemplo.Um bom remédio natural para insônia na gravidez é tomar 1 copo de suco de maracujá feito com a polpa da fruta, diariamente.

Chá para insônia

Ótimas opções de chás para insônia são o de tília e o de camomila pois eles possuem propriedades calmantes que vão ajudar o indivíduo a dormir melhor

A toma de ansiolíticos, chamados popularmente de remédios para dormir, só devem ser utilizados em casos muito específicos pois este tipo de medicamento pode causar dependência e efeitos colaterais que podem inclusive piorar o sono do indivíduo. Uma boa estratégia para curar a insônia é combater diretamente a sua causa.

Causas da insônia

As causas da insônia podem estar relacionadas ao stress, ansiedade e até mesmo o consumo excessivo de alimentos estimulantes como o café. Outras causas comuns da insônia incluem:

  • Depressão;
  • Abuso do álcool;
  • Uso de drogas ilícitas;
  • Uso prolongado de remédios para dormir;
  • Não ter bons hábitos de sono como não respeitar o horário de dormir e acordar;
  • Síndrome do Jet legg;
  • Mudanças contínua de horários como ocorre com profissionais que trabalham por turnos;
  • Doenças como a fibromialgia, por exemplo.

O diagnóstico da insônia deve ser feito através da avaliação  do padrão de sono, do uso de medicamentos, grau de stress psicológico, consumo de álcool e o nível de atividade física. Deve ser baseado nas necessidades individuais porque a necessidade de horas de sono, não é igual para todos.

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