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LARANJA

por Fernando Ramos, em 28.02.14

Benefícios da laranja

 (Nutricionista)

A laranja é uma fruta cítrica que fornece 130% da dose diária recomendada de vitamina C. Além de ser rica em vitamina C, a laranja também tem boas quantidades de ácido fólico, vitamina B6, flavonóides, pectina, fibra alimentar, potássio, cálcio, fósforo, magnésio e cobre.

Os benefícios da laranja podem ser:

  • Controlar a pressão alta, porque é uma fruta rica em sais minerais como potássio;
  • Ajudar a evitar o endurecimento das artérias, diminuindo o risco de doenças do coração e também protegendo as células pela sua riqueza em antioxidantes;
  • Evitar o escorbuto, por conta da presença de vitamina C,
  • Melhorar a prisão de ventre, por ser rica em fibras.

Para se ter todos os benefícios da laranja basta consumir uma laranja por dia. A laranja também pode ser utilizada em diversos pratos culinários, como bolo, mousse, pudim de laranja e até utilizar o suco de laranja em molhos para temperar a carne, deixando-a mais tenra, por exemplo.

Informação nutricional da laranja

Componentes  Quantidade por 100 g 
Energia 42 calorias
Água 86,3 g
Proteínas 1,1 g
Gorduras 0,2 g
Carboidratos 8,9 g
Fibras 1,8 g
Vitamina C 57 mg
Potássio 159 mg

A laranja é utilizada em diferentes preparações culinárias e apesar de um alimento possuir laranja na composição nutricional, os efeitos não serão os mesmos. Isso porque a vitamina C vai se perder se a laranja for aquecida, por isso pode-se observar na tabela abaixo algumas comparações nutricionais de alimentos com laranja.

Componentes por 100 g Suco de laranja Mousse de laranja Bolo de laranja Pudim de laranja Calda de laranja
Energia 41 calorias   327 calorias    
Fibras 0 g   1,2 g    
Vitamina C 41 mg   não encontrado    

 

 

 

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