Receitas recebidas por e-mails dos amigos de alimentos que fazem bem à Saúde, seguindo sempre a máxima que se não fazem bem. também não fazem mal Deixo mais informações úteis
Sábado, 12.07.14

 

  • 1. Catedral de Santiago de Compostela
  • 2. Propriedades medicinais dos Mexilhões
  • 3. Anne Anne25/05/20125/05/201 22 Tradução: JR JR Linito Linito 30/05/201 30/05/201 25/12/201 25/12/201 22 22
  • 4. O mexilhão é um molusco bivalve considerado , por vezes, como um irmão pobre de outros mariscos mais apreciados.No entanto, os benefícios do mexilhão sãomuito superiores aos de outras espécies de moluscos.
  • 5. Benefícios para a saúde e propriedades curativas do Mexilhão: O mexilhão fornece protaínas de qualidade e sãofácilmente digeridas, tornando-o adequado para pessoas convalescentes. A sua contribuição em vitaminas docomplexo B e em minerais é elevada, sendo, por sua vez, um produto nutritivo e hipocalórico. As propiedades medicinais do mexilhão estão relacionadas com as suas propriedades nutricionais. A elevada quantidade de ferro que contém tornam-no muito adequado para pessoas com anemia por deficiência de ferro. Além disso, o ferro do mexilhão ébem absorvido no intestino, ao contrário do que acontece com alguns vegetais.
  • 6. O conteúdo de vitaminas do complexo B e minerais como o iodo e o magnésio permitem combater estados de fadiga, sendo também um alimento interessante para crianças e atletas. Por outro lado, o iodo impede o hipotiroidismo. Outro dos benefícios do mexilhão é o de ser um alimento saudável para o coração.O seu alto teor de potássio ajuda a controlar a hipertensão e a retenção de líquidos, enquanto que a maioria das suas escassas gorduras são do tipo ómega 3, que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue. De facto, o mexilhão apenas contribui com colesterol, a pesar de ser um marisco.
  • 7. Há uns anos, descobriram-se outras propriedades medicinais do mexilhão muito interessantes, devido ao seu alto teor de glucosaminas. A glucosamina é o anti-inflamatório natural mais potente, sendo particularmente útil nos processos articulares, tais como reumatismo, artrite e artroses. A glucosamina actua por acumulação e, apesar do mexilhão da Nova Zelândia ou mexilhão de lábio verde ter fama, todos os tipos de mexilhãp contêm esta substância em abundância.A glucosamina usada como medicamento convencional é obtida a partir de moluscos.
  • 8. adicional, os mexilhões conservam, praticamente inalterados, os seus beneficios quando se consomem na forma É importante assinalar de conserva. Isto éque só devem consumir- muito interessante, se mexilhões que sejam por se tratar de uma cultivados em águascontroladas, para evitar espécie de temporada,o risco de contaminações já que não deve haver perigosas. mariscadas durante
  • 9. Os mexilhões são unisexuais. Cada fêmea pode chegar a depositar mais de um milhão de ovos e a incubação só dura entre uma ou duas semanas, dependendo da temperatura da água. Cultivam-se em depósitos e viveiros devido às suas excelentes propriedades: crescimento rápido, fácil decombinar com outros alimentos e sua apreciada carne. Os países produtores mais importantes são: a Espanha (principalmente nas Rias Galegas) e os Países Baixos.
  • 10. O método tradicional de produção de mexilhão na Galiza é o cultivo em jangadas. Este sistema é o demelhor rendimento, dos conhecidos,e as 240.000 toneladas de mexilhão comercializados anualmente naGaliza supõe-se ser mais de metade da produção mundial da cultura deste molusco.Neste sistema, a semente do mexilhão é colocada nas cordas que caemde umas plataformas flutuantes ou jangadas, situadas no interior das rias, onde permanecerão, completamente submersas, até à sua comercialização.
  • 11. A jangada é formada, essencialmente, por uma série de flutuadores que suportam um certo número de ripas de madeira de eucalipto, de forma rectangular, com umasuperfície não superior aos 500 metros quadrados. O númerode flutuadores das jangadas está relacionado com o tamanho e a idade das mesmas; assim, as mais velhas têm, geralmente um flutuador central, enquanto que as mais modernas têm vários flutuadores.
  • 12. As cordas utilizadas para o cultivomedem, geralmente, de 12 a 19 metros e levam intercalados a cada 40 centímetros umas ripas de madeira ou de plástico para distribuir o peso do mexilhão ao longo de toda a corda impidindo, assim, que este sedesprenda. Estas cordas com a semente submergem no mar, pendendo da plataforma; o alimento deste molusco filtrador será toda a matéria orgânica particulada. Quando o peso da corda é de cerca de 100 kilos faz-se um desdobra-mento, ou seja, reparte-se a carga em dois o três novas cordas de uns 30 kilos, isto é, um segundo encordado. A Galicia é um dos maiores produtores de mexilhão do mundo, por isso é difícil encontrar no mercado espanhol mexilhão de outras procedências.
  • 13. É aconselhável consumir o produto que tem a denominação de “Produto Galego de Qualidade”, sendo isso uma saudação aos produtores que cumprem as normasreguladoras, que é a melhor garantia de estar a adquirir e a consumir um magnífico produto. O mexilhão encontra nas Rias Galegas o melhor refúgio para se desenvolver e, mais tarde, oferecer, em múltiples preparações, um requintado sabor a mar.
  • 14. A forma mais habitual de consumir o mexilhão é abri-los a vapor nunapanela, depois de os limpar, com um fundo de água do mar, se puder ser, e umasfolhas de louro, retirando-os assim que abrirem. O mexilhão é um alimento delicioso que fornece notáveis benefícios para a nossa saúde.
  • 15. BOM PROVEITO
publicado por Fernando Ramos às 19:39 | link do post | comentar | favorito
VISITAS
(desde 14.7.2012)
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Julho 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
13
15
16
21
22
23
28
30
31
últ. comentários
Não percebo este artigo... As aftas são um dos efe...
Seu comentário parece não ter muita credibilidade,...
Gente a preocupação maior é o triglicerídios, >...
Estou sofrendo muito com uma dor interna na berma ...
Pequeno almoço é a primeira refeição do dia.Portan...
Meu colesterol e generico. Minha alimentacao e cui...
Sumo de batata crua. Sofri terrivelmente enquanto ...
Gostei muito desta matéria e vou começar a fazer o...
Eu fiz ligadura elástica, não doi e a recuperação ...
Olá!Gostei muito da informação acerca do consumo d...
As pessoas buscam um milagre. Nao seria mais gosto...
Gostei do seu post, irei experimentar pois tenho u...
Eu sempre fiz, uso do limão, mas daqui pra frente ...
ótimo saber dessa noticia, precisamos entender que...
Tenho diabetes tipo 2 e nos últimos dois anos pass...
Voi tentar depois volto para da resultado
Os grandes laboratórios fazem de tudo para transfo...
1520 pelo amor de Deus ...o meu é 120 estou fazend...
Gostei muito mas gostaria de saber sobre a banana ...
Gostei muito bem valeu.
com os cuidados corretos as celulas doentes nao va...
Eu estou muito peoculpada com meu nivel de açucar ...
Adorei ler tudo isso sobre a banana.Sempre gostei ...
Olá, gostaria que vc me passasse contato da terape...
vou começar hoje e espero dar certo !
bicabornato com limao, uma colher de cafe em meio ...
Oi, Alida!Eu consegui baixar o meu nível de trigli...
Olá! Vi a sua pergunta e me propôs em ajudá-los, o...
NÃO SABIA QUE A BANANA ERA TÃO EFICAZ PARA NOSSA S...
A cirurgia resolve?
Hj fui atendido por um médico cubano em minha cida...
Um alimento divino!
Desculpe-me pessoal! tenho dúvida se os pedaços sã...
AMIGOS COMECEI À 15 DIAS TINHA 282 JÁ VOU EM 270,V...
Que povo mais ignorante!!!! Isso não &eacut...
Andava com muitas dores de estômago, essa dor semp...
Foi bom saber da parte benefica do piripiri vou le...
onde e como encontrar essa fruta no comervio?
excelente!
Muito bom o texto que fala sobre a cura do câncer ...
Qual a quantidade diária indicada?
Limao sempre utilizao mas nao sabia todas essas vi...
se realmente os efeitos forem estes aqui arolados ...
Gente que comenta babaquice na internet é o quê? U...
Bom para quem nunca comeu a fruta será uma surpres...
Oi , adorei a matéria, mais hustaria dd sab...
HAHAAHBUAHUSH que doidera !
O gengibre é muito bom para emagrecer sim, eu mesm...
foi muito bom saber isso, sempre procurava saber q...
Posts mais comentados
36 comentários
30 comentários
16 comentários
11 comentários
7 comentários
6 comentários
5 comentários
4 comentários
4 comentários
2 comentários
2 comentários
2 comentários
2 comentários
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
VISITAS
(desde 14.7.2012)
blogs SAPO