Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





RINS

por Fernando Ramos, em 10.12.15

 

Conheça os 10 hábitos mais comuns que prejudicam muito os nossos rins:

1- Beber pouca água:

Não beber água suficiente é o maior erro que geralmente cometemos e o que mais contribui para danificar os nossos rins. O principal trabalho dos rins é drenar o que o corpo não precisa, removendo as toxinas e se não estamos bem hidratados o fluxo sanguíneo renal diminui, o que se traduz na acumulação de toxinas no sangue.

2- Estar com a bexiga cheia por muito tempo:

Um hábito que muitas pessoas tem é o de atrasar a chamada da natureza. Quando estamos com a bexiga cheia por bastante tempo sem urinar, podem surgir diversas complicações urinárias, por exemplo a hipertrofia dos músculos detrusores. A hidronefrose ( aumento da pressão da urina nos rins) é outro exemplo que é causado pela pressão das costas nos rins, que pode causar insuficiência renal e inclusive necessidade de diálise.

3- Consumo excessivo de sódio:

Metabolizar o sódio que consumimos é outro trabalho para os nossos rins. O sal que comemos é a principal fonte de sódio e a maioria da nossa ingestão de sódio deve ser excretado pelos nossos rins. Quando comemos com excesso de sal os rins tem que trabalhar mais do que o normal, o que pode causar desgaste excessivo nos nossos rins, causando problemas a médio ou longo prazo.

4- Consumo de demasiada cafeína:

Quando sentimos sede, muitas vezes escolhemos bebidas como refrescos e sodas. Muitas destas bebidas contém cafeína. A cafeína pode elevar a pressão arterial e consequentemente a pressão arterial alta provoca mais tensão nos rins, acabando por os danificar a médio prazo.

5- Abuso de analgésicos:

Tomar analgésicos para dores de baixo grau, é um costume que muitas pessoas tem. Muitas pessoas desconhecem que muitos analgésicos tem efeitos secundários bastante graves e podem danificar diversos órgãos do nosso corpo, como por exemplo os rins. A ingestão frequente de analgésicos reduz o fluxo sanguíneo e deteriora o funcionamento dos rins.

6- Excesso de proteínas:

O consumo excessivo de carnes vermelhas e outros alimentos ricos em proteínas podem deteriorar bastante a saúde dos nossos rins. O excesso de proteínas aumenta a carga metabólica nos nossos rins.

7- Excesso de consumo de álcool:

Quando bebemos álcool, muitas vezes ignoramos a quantidade adequada para uma boa saúde. O excesso de consumo de álcool é um hábito comum que danifica os rins porque o álcool contém toxinas que aumenta a pressão sobre os rins e obriga-os a trabalhar acima do ritmo de trabalho normal, trazendo a médio ou longo prazo doenças renais graves nos rins e no fígado.

8- Fumar:

Segundo os especialistas de controlo e prevenção de doenças, fumar é prejudicial a diversos órgãos do nosso corpo, incluindo os rins. Vários estudos demonstram uma forte relação entre o tabagismo e as doenças renais.

9- Ignorar constipações e gripes mal curadas:

Dar pouca importância a constipações ou gripes e ignorar o frio é um hábito comum que pode causar danos muito graves nos nossos rins. Diversos estudos demonstram que as pessoas que tem doenças renais tem um histórico de não repousarem nem tratarem devidamente as constipações.

10- Poucas horas de descanso e dormir poucas horas:

Durante a noite quando dormimos, produz-se a renovação dos tecidos dos nossos órgãos. Por isso, se não reservamos as horas de descanso adequadas, vai interromper o processo de renovação, danificando os órgãos, incluindo os rins que não passam pelo tempo necessário de renovação.

Cuide da sua saúde e adapte os seus hábitos para prevenção de problemas e evitar transtornos futuros!

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D



Favoritos