Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





RINS - CUIDAR

por Fernando Ramos, em 24.04.14

 

Quem já teve dores nos rins sabe a importância de tomar certos cuidados para evitar problemas. Leia mais » http://www.tuasaude.com/dor-nos-rins/

 

Dor nos rins

Os sintomas que acompanham a dor nos rins, como inchaço generalizado, urina com espuma, hipertensão, pouca urina e pressão alta, podem indicar problemas renais; já outros sintomas, como dor nos rins ao andar ou correr, podem ser sinal de lesão nos músculos das costas ou problemas de coluna. Os sintomas dos problemas nos rins mais comuns são:
  • Cálculo renal: dor na parte inferior das costas, do lado direito ou esquerdo, como mostra a imagem, que vai piorando com o tempo e que se caracteriza como sendo uma das piores dores que se pode sentir. Geralmente há dor nos rins e vômito ou dor no rins e urina com sangue;
  • Infecção renal: dor nos rins e febre que pode ser acompanhada por calafrios, enjoos, vômito e que, normalmente, deixa a urina com mau cheiro;
  • Cisto no rim: dor nos rins e costas, que agrava ao se movimentar, e pode haver sangue na urina.

Mulheres com sintomas de dor nos rins e nos ovários devem consultar o médico ginecologista para esclarecer a causa da dor. Geralmente quando a dor nos rins piora com o movimento do tronco ou com determinadas posições corporais, elas são causadas por problemas de coluna como a hérnia de disco, por exemplo.

Causas da dor nos rins

As causas da dor nos rins variam dependendo da história clínica e dos sintomas apresentados e a maioria dos casos, a dor nos rins não está relacionada com doença renal. As principais causas para a dor nos rins são:

  • Pancadas; Dores musculares; Problemas da coluna;
  • Cálculo renal; Cisto nos rins;
  • Infecção nos rins; Rim policístico;
  • Tumores renais; Câncer nos rins.

Quando a dor nos rins é muito forte ou se mantém por muito tempo, é recomendada uma consulta com um clínico geral. Ele pode realizar exames, como exame de urina e palpação, para diagnosticar a possível causa da dor e encaminhar, se necessário, o paciente para um urologista para iniciar o tratamento mais indicado.

Dor nos rins na gravidez

A dor nos rins na gravidez é um sintoma relativamente comum, que pode ser sinal de infecção urinária ou renal. Ela acontece porque a urina da gestante se torna mais rica em açúcar e proteínas durante a gravidez, permitindo um maior crescimento de bactérias no trato urinário.

O aumento do útero também pode fazer pressão e fechar as vias por onde a urina sai, dificultando a saída da urina, causando dor e aumentando as chances de infecção.

Quando a mulher sentir dor nos rins ou ao urinar deve consultar o seu médico ginecologista para evitar a ocorrência de complicações.

Dor nos rins e creatina

O consumo de creatina, por indivíduos que procuram aumentar a massa muscular, não está diretamente relacionada com o aparecimento de dor nos rins ou problemas renais. A creatina, quando consumida por indivíduos saudáveis, e abaixo de 5 gramas por dia, não altera o funcionamento do rim. No entanto, o clínico geral deve ser consultado quando for necessário o consumo de creatina.

Tratamento para dor nos rins

O tratamento para dor nos rins depende da causa e dos sintomas que o indivíduo está sentindo, sendo que os mais utilizados são:

  • Tomar remédios analgésicos e anti-inflamatórios, como tramadol ou paracetamol;
  • Manter repouso e descanso dos músculos das costas;
  • Colocar compressas quentes no local da dor;
  • Fazer fisioterapia;
  • Cirurgia, nos casos mais graves.

O melhor remédio para a dor nos rins é impedir que ela aconteça e para isso o indivíduo deve beber cerca de 2 litros de água por dia, afim de evitar problemas renais, e não realizar exercício físico em excesso, para evitar dores musculares e problemas de coluna.

Links úteis:

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D



Favoritos