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SAL

por Fernando Ramos, em 26.02.15

 

O consumo excessivo de sal aumenta a pressão sanguínea e aumenta o risco de doenças cardiovasculares, e por isso é aconselhado diminuir o consumo de sal no preparo das refeições e também diminuir o consumo de alimentos pré preparados, pois eles também possuem muito sódio em sua composição. 
Uma ótima dica é utilizar ervas aromáticas como orégano, salsinha e tomilho pois elas conferem sabor aos alimentos de forma saudável.http://www.tuasaude.com/recomendacao-de-sal/

 

Recomendação de sal

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De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a ingestão de sal deve ser entre 4 a 6 gramas por dia, o que corresponde a 4 ou 6 pacotinhos de sal do tipo em que se encontram nos restaurantes ou 1 colher de chá por dia.

O sal ligth é uma forma de substituir o sal convencional mas não é indicado para indivíduos com insuficiência renal por causa do alto teor de potássio que possui. Por isso se o paciente sofre com pressão alta ou possui insuficiência renal o mais indicado é que se use baixas quantidade do sal.

O sal grosso é uma alternativa interessante para a culinária cotidiana, porque este sal penetra menos no alimento. Mas a recomendação da quantidade diária é a mesma, entre 4 e 6 gramas por dia.

Os alimentos industrializados informam o teor de sódio do alimento no rótulo do produto, que deve ser lido com cuidado, e neste caso cada 10 g de sódio significa 4 gramas de sal.

Uma boa dica para diminuir o consumo de sal é adicionar ervas aromáticas no preparo dos alimentos.

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